Josi Nunes questiona atos de Kátia Abreu e disputará presidência

Josi Nunes pediu informações à ministra Kátia Abreu sobre a criação de 51 comissões provisórias municipais e disse que pretende disputar a presidência do PMDB em convenção no próximo dia 30.

Deputada federal Josi Nunes
Descrição: Deputada federal Josi Nunes Crédito: Ascom

O PMDB do Tocantins pode passar por um novo processo de disputa pelo seu comando no Estado, apesar de estar presidido atualmente pela ministra Kátia Abreu, que comanda a Comissão Interventora indicada pela Executiva Nacional. A deputada federal Josi Nunes (PMDB) protocolou um ofício para a ministra Kátia Abreu, solicitando informações sobre a criação de 51 comissões provisórias do partido que ocorreram nos últimos dias e afirma que, se não houver resposta, vai buscar a Justiça para anulá-las. Ao T1 Notícias a deputada informou que o objetivo agora é conversar com os membros do partido e estabelecer uma chapa para concorrer ao Diretório Estadual, na convenção marcada para o próximo dia 30.

 

“O nosso objetivo inicial não era esse, mas sim acabar com a comissão interventora, pois ela já cumpriu o seu papel. Íamos criar a comissão provisória e a partir daí, em conjunto, organizar o partido e nos prepararmos para os novos embates. Fizemos três reuniões e a senadora não compareceu em nenhuma”, explicou Josi Nunes.

 

Durante sua entrevista ao Portal a deputada esclareceu que viu um movimento “estranho” nos últimos dias. “As comissões provisórias foram criadas e a Comissão Interventora não foi convocada para discutir essa questão”, destacou Josi ao informar que por esse motivo protocolou o ofício tanto no Ministério da Agricultura quanto na sede do PSD. “De uma forma estranha no Tocantins, quando se quer falar com o PMDB tem que ir no escritório do PSD”, disparou a deputada.

 

Segundo Josi Nunes, os membros do PMDB não têm sido envolvidos nas ações da sigla. “O partido está sendo administrado isoladamente e esse ano não fomos chamados para nada. Estamos tendo decisões isoladas de uma pessoa que veio recentemente, Comissões estão sendo feitas contrariando a história do PMDB nos municípios e deixando de lado aqueles que construíram o partido”, ressaltou.

 

Diante disso, a deputada informou que o PMDB tem tido prejuízos. “Perdemos tempo de televisão e inserções. Preocupados, promovemos as reuniões”, informou ao destacar que “a luta do partido sempre foi para respeitar os membros e tudo isso está sendo rasgado, a senadora não está respeitando”.

 

Nota à imprensa

Em nota divulgada à imprensa, a deputada relatou o descontentamento do Partido e citou alguns artigos do estatuto do PMDB nos quais consta que “as nomeações das comissões estão dissonantes com o estabelecido no estatuto do partido”.

 

NOTA A IMPRENSA

 

A deputada Federal Josi Nunes enviou oficio na tarde da ultima sexta feira para a presidente da Comissão Interventora do PMDB/Tocantins, Senadora e Ministra Kátia Abreu, solicitando informações sobre a criação de 51 comissões provisórias do partido que ocorreram nos últimos dias. A parlamentar informou no documento que desconhecia essa ação e garante que nem membros da própria comissão interventora, como Derval de Paiva, Osvaldo Reis e Leomar Quintanilha tinham conhecimento da criação dessas comissões. Segundo a deputada, em nenhum momento ouve reuniões da Comissão para tratar das referidas nomeações. Josi justifica ainda que, “as nomeações das comissões estão dissonantes com o estabelecido no estatuto do partido nos artigos 42 e 32, § 1º, já que não podem ser levadas a efeito isoladamente por qualquer dos membros, mesmo que o presidente”.

 

A deputada Josi Nunes aguarda agora a resposta da presidente interventora do PMDB no Tocantins, Senadora e Ministra Kátia Abreu, o mais rápido possível. E afirma, que o não atendimento da solicitação, provocará a busca junto a Justiça de medidas cabíveis para anulação das comissões eventualmente nomeadas ao arrepio do estatuto do partido.

 

Para a deputada Josi Nunes, a comissão interventora no Tocantins, há muito já cumpriu o seu papel, e que já passou da hora de redemocratizar o partido de forma clara, transparente e com a participação de todos.

 

Palmas, 25 de Abril de 2015.

 

JOSI NUNES

Deputada Federal - PMDB

Comentários (0)