Documentário sobre o povo Krahô será lançado nesta quinta-feira no SESC

A obra AMIJIKIN mostra a cultura Krahô em detalhes durante uma festa onde se comemora a colheita de batata e milho

Documentário mostra vida dos índios Krahô
Descrição: Documentário mostra vida dos índios Krahô Crédito: Divulgação

 Será lançado hoje, a partir das 19h30min no Centro de Atividades SESC, o documentário “AMIJIKIN”, que mostra a cultura do povo Krahô, através de suas vivências e memórias.

O documentário estará em cartaz no CINE SESC todas as quintas-feiras do mês de Junho, sempre às 16h e 19h30min, no Centro de Criatividade, na cidade de Palmas. Será exibido também, essa semana, sessões nas cidades de Miracema e Miranorte.

A direção do documentário é de Caio Brettas, publicitário e cineasta, que procurou transmitir em sua obra a relação dessas pessoas com a natureza que os cerca. O objetivo é conceder ao público a possibilidade de se transportar para outro lugar, sempre narrado na língua Krahô, suas falas demonstram a preocupação dos anciões da aldeia com a continuidade de seus costumes.

O documentário foi produzido durante a festa do milho e da batata, conduzida pelo povo Krahô, no momento em que todas as famílias da aldeia brindam os frutos advindos da terra.

Para a produção do filme, a equipe passou sete dias na aldeia Pé de Coco, município de Itacajá, no Tocantins, onde conversou com as famílias Krahô a exemplo de seu Olegário Tejapoc Krahô, Corã Krahô, Abilho Cokawe Krahô, dentre outras pessoas importantes para a aldeia. O documentário AMIJIKIN teve o patrocínio da O2 Cinema, produtora do cineasta Fernando Meirelles, e foi produzido no fim do ano de 2012. 

Comentários (0)