Escritora Nonô Noleto lançou seu livro "Roda de Saia" na noite deste sábado, 15

Ativista de direitos humanos, jornalista, artista plástica, artesã e escritora Nonô Noleto no lançamento de sua quinta obra literária. O evento aconteceu na Galeria de Artes e Hospedaria Casa Azul.

Crédito: Divulgação Galeria de Artes e Hospedaria Casa Azul

Na noite do último sábado, 15, aconteceu o evento de lançamento literário da jornalista e escritora Laurenice Noleto Alves. Nonô Noleto lançou seu novo livro “Roda de Saia”, em uma noite agradável na Galeria de Artes e Hospedaria Casa Azul, que fica em Taquaruçu - TO, na praça Maracaípe. 

Nonô Noleto é conhecida técnica de costura chamada de "rebatida", em sua obra mais recente, a autora compartilha com o público, a história de onze mulheres que considera importantes em sua formação político social e que influenciaram para sempre seu caráter e seus sonhos. 

Segundo ela, a publicação Roda de Saia, revela o olhar de uma mulher sobre outras mulheres e pontua a importância dos mais variados perfis femininos do chamado “Brasil Profundo” na luta pelo seu empoderamento e participação nas lutas locais e globais por Direitos Humanos.

No evento de lançamento além de artistas locais, também prestigiou o evento o Secretário da Cultura do Governo do Tocantins Tião Pinheiro. 

Roda de Saia é o quinto livro de Nonô Noleto, o mesmo já havia sido lançado em Goiânia no Dia Internacional dos Direitos Humanos, o evento reuniu  as mais diferentes entidades goianas que lutam pelos Direitos Humanos, incluindo movimentos representativos das lutas feministas como o bloco carnavalesco Não é Não, que atua cotidianamente contra o feminicídio e todo tipo de violência contra a mulher.

Aposentada no jornalismo, a escritora é artesã e artista plástica. Nonô Noleto atua como diretora do Sindicato dos Jornalistas de Goiás. É palestrante sobre temas ligados à história da Imprensa, principalmente na época da Ditadura Militar, além disso, produz licores artesanais e pinta telas em aquarela.

Ativista dos direitos humanos ela foi a primeira jornalista mulher a trabalhar na redação do jornal O Popular em Goiás, também foi pioneira no telejornalismo goiano, tendo sido a primeira editora chefe responsável por colocar no ar o primeiro telejornal da TV Brasil Central, veículo estatal do Governo do Estado de Goiás, onde foi produtora, editora e diretora geral. Em Brasília trabalhou na cobertura da Assembleia Nacional Constituinte de 1988 pela Folha de São Paulo e pelo Correio Braziliense. Também foi correspondente do jornal O Estado de São Paulo no centro oeste, quando fez várias reportagens sobre a criação do Estado do Tocantins e a construção de Palmas.

Além deste evento, somente neste ano, já ocorreram lançamentos do livro na  Assembleia Legislativa de Goiás, em Brasília, Jataí, Itumbiara.

A previsão é que o livro seja lançado na Cidade de Goiás, como parte da agenda cultural do FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental).

Comentários (0)