Palmas Férias em Taquaruçu vai receber grande show da cantora nacional Fafá de Belém

Festas marcam a programação do Palmas Férias em Taquaruçu. A programação está repleta de grandes nomes e apresentações tradicionais.

Crédito: divulgação redes sociais

No próximo dia 22 tem início a programação da Festa TabokaGrande 2023, a abertura será realizada com o Encontro dos bonecos "Gigantes de Palmas", na Aldeia TabokaGrande e segue com uma semana de vivências e experiências naturais, encerrará dia 29 na praça Maracaípe  com Cantorias em Capoeboicongo, presença da Banda TabokaGrande e convidados do Mestre Wertemberg Nunes que nesse ano aem de convidados parceiros como O Magoo e Bando Urtiga, terá a participação especial do cantor e compositor Xangai.

O grande show que entrou na programação do Palmas Férias em Taquaruçu, anunciado pela prefeita de Palmas na manhã de hoje, 19, nas redes sociais será do grande nome da música brasileira Fafá de Belém. O show acontecerá no dia 27 de julho. Fafá de Belém convidou em vídeo nas redes sociais, "Vai ser lindo um show de sucessos e memórias de novela muita coisa boa para cantarmos juntos. Beijos e até dia 27."

A Festa TabokaGrande de 2023 faz parte do calendário turístico de Taquaruçu e será a semana final da programação do Palmas Férias no distrito. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas – AGTUR, a festa é uma realização do Instituto TabokaGrande em parceria com a Oca do Vento, Operadora de eventos turísticos do Centro de Cultura e Turismo Aldeia TabokaGrande, localizada em Taquaruçu, distrito do município de Palmas – TO.

A Festa é o ponto alto das atividades que acontecem no calendário anual da Corte Dos Gigantes, de janeiro a dezembro, do Centro de Cultura e Turismo. Durante todo o ano, vivências culturais e atividades de turismo em trilhas e mirantes do lugar são recepcionadas por um Gigante que faz corte aos visitantes e reina nos eventos da cultura Tabokagrande, como a Queima dos Tambores, Os Cavalim do Amarelo no carnaval e em especial, no meio do ano, todos os Bonecos Gigantes se encontram para celebrar a harmonia e o equilíbrio entre todas as formas de vida que vem da relação da terra e das águas.

Durante a Festa, é realizada uma semana chamada de “Corpo Saudável” com atividades dedicadas à saúde do corpo e da mente, além de ações educativas que promovem a consciência ambiental e o equilíbrio da vida e cultura humana com o meio ambiente.

A Festa termina com a apresentação das Cantorias em Capoeboicongo, quando o mestre Wertemberg Nunes convida cantores e compositores para se apresentarem com a Banda TabokaGrande, no ritmo do Capoeboicongo, um ritmo com influências da cultura popular dos reisados, das rodas de capoeira, do boi e das cantorias populares do universo tupi-afro-brasileiro.

 

Onde: 

Centro de Cultura e Turismo Aldeia TabokaGrande,   Av. Serra Grande, chácara 59, Taquaruçu – Palmas.

A programação: 

 

Encontro dos Gigantes de Palmas

 

O dia em que a Boiuna e o Galos de Palmas celebram harmonia e equilíbrio como princípio da representação mítica cultural da origem natural da capital.

O mestre Wertemberg Nunes e sua família apresentam de forma oral e pelo canto todo espetáculo começando por acender o Turimbó até apresentação de cada Boneco Gigante no ritmo do capoeboicongo com a Banda TabokaGrande.

De 23 a 28 de julho – Centro de Cultura e Turismo Aldeia TabokaGrande

 

Semana O Corpo Saudável

Experiências culturais voltadas para o turismo.

Roteiros e vivências com atividades de cultura de cunho saudável interativas com o ambiente natural da região.

Uma semana dedicada a vivencias e caminhadas na estrada do salvador que ficara durante esse período ofertando a trilha e outras vivencias gratuitas. Os  interessados devem agendar sua participação na página do facebook da Festa TabokaGrande. Dia 29 de julho - Na praça Maracaípe em Taquaruçu

 

Cantorias em Capoeboicongo

A proposta dessa Cantoria é apresentar o ritmo cpaoeboicongo com versões de músicas mitos da cultura tabokagrande e canções populares do Mestre Wertemberg e seus convidados que tocará tambem algumas canções em capoeboicongo.

 

Em 2019 na praça Maracaípe foi o primeiro festival de cantorias em capoeboicongo. Dessa ação resultou o Festival Nacional em Capoeboicongo em 2021 de forma online. Agora, a banda TabokaGrande volta a praça maracaipe com participação de músicos da aldeia e parceiros como o cantor e compositor magoo e o bando Urtiga além de convidados especiais para compor o Cantorias 2023, que vai ter a participação especial do aclamado compositor e grande voz da cantoria o artista Xangai.

 

O ritmo nativo da Tabokagrande foi lançado em 2001 junto com as manifestações dos bonecos gigantes em Taquaruçu e a partir de 2019 vem desenvolvendo encontros com artistas autorais para integração e manifestação dos valores do capoeboicongo, atração principal na cosmologia da Aldeia desde quando começou as manifestações culturais que deram origem a cultura TabokaGrande.

 

A organização do evento avaliou a aceitação do Palmas Férias como de sucesso. "Quando a gente imaginou o Palmas Férias, a gente imaginou que cada canto tivesse o seu encanto. Quisemos respeitar a potencialidade de cada lugar. O clima mais frio de Taquaruçu traz esse tom mais aconchegante", avaliou o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Giovanni Assis.

Na vila gastronômica, o visitante caldos, chocolate quente, fondue, queijos e petiscos, vinhos, licores de jabuticaba, cascata de chocolate com frutas e barraquinha de artesanato. O estudante Felipe Ferreira, acompanhado da família, apreciou vinho e acompanhamentos frios. "Moro há cinco anos no distrito e essa programação foi a coisa mais diferenciada feita aqui em Taquaruçu no mês de julho", elogiou.

Prgramação Palmas Férias Foto: Divulgação

 

Confira a programação deste final de semana:

Dia 22 - Sábado

Praia das Arnos 

Banda Capim do Cerrado - 15 horas
Núbia Dourado - 16h20
Luana Mikaela - 17h40
Junior Ferri - 19 horas 
Futebol de Areia, Vôlei de Areia, Futevôlei e Beach Tennis - a partir das 16 horas. 

Praia da Graciosa

DJ Gamboge - 17 horas
Eduardo e Kauan - 18 horas 
Mary Rebolças - 19h20
Viola de Junior - 20h40
Futebol e Vôlei de Areia, Futevôlei e Beach Tennis - a partir das 16 horas. 

Praia do Caju

Vl do Acordeon - 15 horas
Renata Alves - 17 horas
DJ Gamboge - 18h20
Marcos e DeLuca - 19h20

Taquaruçu 

Lucimar - 19 horas 
Keila Lipe - 21 horas 

Dia 23 - Domingo

Praia das Arnos
Mateus Garcia - 15 horas
Banda Sankes - 17 horas
Desfile Garota Molhada - 18 horas 
Futebol e Vôlei de Areia, Futevôlei e Beach Tennis - a partir das 16 horas. 

Praia da Graciosa 
DJ Gamboge - 17 horas
Sabrina Fitipaldi - 18 horas
Junior Ferri - 19h20
Viny Damaré - 18 horas
Futebol e Vôlei de Areia, Futevôlei e Beach Tennis - a partir das 16 horas. 

Praia do Caju
Taisa Marques - 15 horas
Marcos e Bruno - 16h20
Di Luca e Raphael - 17h40

Taquaruçu 
Paulinho Braga - 19 horas
Impacto Latino - 21 horas

Comentários (0)