Cinco milhões devem ser liberados para manutenção de status sanitário

Neste período, que vai de 1º a 30 de novembro, só precisam ser vacinados bovídeos (bovinos e bubalinos) com idade até 24 meses, declarados em maio.

Crédito: Juliano Ribeiro

A  2ª etapa de vacinação contra  febre aftosa foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 7, na Fazenda Estância Vale do Sol, no município de Gurupi, a 243 km de Palmas.

 

Na ocasião, o secretário deAgricultura e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, afirmou que a comemoração dos 15 anos longe da aftosa representa um avanço para o Tocantins.

 

“Nós estamos garantidos na exportação por estarmos há 15 anos livres da doença. Atualmente, temos mais de 8 milhões de gados e estamos buscando novos mercados europeus garantindo assim, a indústria e ao produtor, um ganho melhor. Devido ao nosso status sanitário, até quarta da semana que vem devem ser  liberados 5 milhões para o Estado realizar a manutençaõ da defesa sanitária”, informou.

 

O superindetendente Federal de Agricultura no Tocantins, Jalbas Aires Manducar, informou que este momento é importante para chamar a atenção dos produtores rurais para manutenção do status sanitário. “É preciso que o produtor mantenha este status  e que aumente cada vez mais a exportação. Só para se ter uma ideia até setembro deste ano tivemos a exportação de 28 mil toneladas de carne e queremos fechar o ano com 30 mil toneladas. Isto é um crescimento extraordinário e  abre mercado para outros países ”, informou.

 

Ainda na oportunidade, o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, enfatizou que quem está de parabéns é o produtor rural. “ Nesta segunda fase da vacinação já estamos comemorando sucesso. Atualmente exportamos para mais de 67 países e queremos sem dúvida ampliar cada vez mais este número para garantir assim preços melhores”, concluiu.

 

Campanha

A Campanha que segue durante todo o mês de novembro deve imunizar aproximadamente 4,5 milhões de bovinos e bubalinos em idade vacinal, dos mais de oito milhões existentes.

 

Devem receber a vacina os bovídeos com idade até 24 meses declarados em maio. A comprovação do ato deve ser feito até 10 dias após a compra da vacina, no escritório da Adapec onde a ficha cadastral é movimentada.



Vacinação
Em maio de 2011 foram vacinados 7.859.398 bovídeos, dos 7.905.826 existentes registrando um índice 99,41%. Em novembro de 2011 dos 3.481.490 bovídeos em idade vacinal, foram imunizados 3.461.732 animais e o índice foi de 99,43%. Em maio de 2012 é registrado um novo recorde de vacinação com percentual de 99,64% do rebanho vacinado, já que dos 8.001.999 animais existentes, 7.973.430 receberam a dose da vacina.

       

 

Comentários (0)