Cultura do feijão caupi é tema do dia de campo em Novo Alegre

Evento marca o lançamento de novas variedades da cultura e também é um momento para os produtores conhecerem a viabilidade econômica da cultura.

Novas variedades serão lançadas
Descrição: Novas variedades serão lançadas Crédito: Web

 

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realiza nesta sexta-feira, 19, às 15 horas na Fazenda Veneza, município de Novo Alegre, a 478 km de Palmas, o Dia Campo sobre a cultura do feijão caupi.

 

O evento é destinado a produtores rurais da região e tem por objetivo abordar sobre manejo e a viabilidade econômica da cultura.

Conforme Edmilson Rodrigues, engenheiro agrônomo do Ruraltins, o Dia de Campo será uma oportunidade para apresentar três variedades do feijão que obtiveram êxitos durante as pesquisas feitas no final de junho. “Será um momento também de conhecer a opinião dos produtores sobre as novas cultivares, principalmente sobre a qualidade do grão, a perspectiva de venda e o valor de mercado”, acrescentou.

Parceria

O evento, desenvolvido em parceria com a  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro),  Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Prefeitura de Novo Alegre, contará com três estações onde serão abordadas palestras sobre manejo da cultura do feijão caupi, manejo de pragas e doenças, o custo de produção e análise financeira. 

O Dia de Campo sobre o feijão caupi é resultado da Unidade Demonstrativa plantado em uma área de aproximadamente 500 metros na Fazenda Veneza no final de junho, no qual foi avaliada a produtividade, a resistência e a qualidade dos grãos de três variedades do feijão, sendo o marataoã, o gurgueia e o guariba. “Os grãos colhidos dessa Unidade serão distribuídos entre os agricultores participantes”, disse o chefe da unidade local de execução de serviços do Ruraltins, de Combinado, Carlos Rodrigo Xavier.

Alaides Cardoso - Ruraltins

Comentários (0)