Ruraltins capacita alunos de Monte do Carmo em piscicultura básica

O curso que aborda temas como construção de viveiros e barragens qualidade e manejo da água na piscicultura, entre outros, segue até sexta-feira,9.

 

Vinte e nove alunos do 4º ano do ensino médio do Colégio Agrícola de Brigadas Che Guevara, em Monte do Carmo, cidade a 97 km de Palmas, participam do curso sobre piscicultura básica e manejo promovido pelo Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.

O curso, que teve início nesta terça, 6, e vai até sexta-feira, 9, acontece das 8 h ás 18h, abordando temas como construção de viveiros e barragens, qualidade e manejo da água na piscicultura, espécies nativas da região Norte, nutrição dos peixes, alevinagem, engorda, entre outros.

Segundo Marcelo Mazeto, veterinário do Ruraltins, a piscicultura é uma atividade promissora no Estado necessita de mão de obra qualificada e esta é o intuito do curso.

“Além de capacitar, o curso irá estimular futuros técnicos na área, mostrando, através de experiências profissionais, o quanto a piscicultura é uma atividade rentável”, disse Mazeto.

A orientadora educacional Joanivam Cirqueira afirma que a capacitação vai proporcionar aos alunos não apenas conhecimento técnico, mas garantir uma oportunidade de estágio e até mesmo emprego. “A piscicultura é realmente um mercado promissor. O peixe é um produto posto no mercado que tem muito incentivo de consumo, devido a seu valor nutricional, e essa é a nossa proposta, dar oportunidade de aprendizado para que posteriormente possa ser bem aproveitado pelos alunos no mercado de trabalho”, acrescenta a orientadora.

De acordo com a professora Marilda Coelho, o colégio ainda não possui a piscicultura como matéria, no entanto, conforme a professora, já está em andamento um projeto para inseri-la na grade de disciplina.

O aluno Natan Júnior, mostrou entusiasmo durante o primeiro dia, e se diz otimista com o curso. “Tenho interesse por novos conhecimentos, e esse curso está me proporcionando isso”, disse.

Como parte da programação do curso os participantes farão uma visita técnica em uma unidade de piscicultura da região e ao final será entregue certificado de conclusão do curso. (Da assessoria).

Comentários (0)