Unitins lança primeira edição de revista agroambiental com trabalhos científicos

O objetivo é aumentar a compreensão da produção de alimentos e seus impactos sobre os ambientes naturais e seus organismos, diz o editor da revista

A Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, publicou na manhã dessa quarta-feira, 29, a primeira edição da revista on line Agri-Environmental Science (Agries).

 

“A revista é direcionada à publicação de trabalhos científicos originais, que abordem práticas e mecanismos relacionados à produção de alimentos de origem animal e vegetal, visando atividades com menor impacto ambiental. O objetivo é aumentar a compreensão da produção de alimentos e seus impactos sobre os ambientes naturais e seus organismos”, explica o editor, Rubens Tomio Honda.

 

O foco da revista inclui diversas áreas da agropecuária (manejo e conservação do solo, irrigação, produção e armazenamento de grãos, genética e melhoramento vegetal e animal, fisiologia, controle biológico, sistemas agrosilvopastoris etc.) e ambiental (distúrbios e adaptações dos organismos às perturbações ambientais e as interações entre as mudanças ambientais naturais induzidas por práticas agrícolas etc.).

 

“Desejamos que essa revista seja muito útil, que faça sucesso. Essa revista não vai atender apenas à Unitins. Pelo caráter científico, deve atender o maior número possível de pesquisadores. Por isso também optamos pelo nome em inglês. Embora ainda estejamos aceitando trabalhos em língua portuguesa, a tendência é que chegue o momento em que será publica integralmente em inglês”, ratifica o editor.

 

Rubens Tomio Honda justifica que a primeira edição está pronta desde o final de 2014, mas que devido alguns contratempos, somente pode ser publicada nesta data. Segundo ele, a opção pela versão on line se justifica tanto pelo custo da impressão, como pela abrangência. Quanto à periodicidade, inicialmente será semestral e, conforme for aumentando a demanda, será ajustada para trimestral ou bimestral.

 

As investigações também abordarão questões considerando aspectos genéticos, fisiológicos e bioquímicos para a melhor compreensão da produção agrícola ou para analisar alterações nos organismos aquáticos ou terrestres induzidas por agrotóxicos.

 

Conheça a revista acessando o link http://revista.unitins.br/index.php/agri-environmentalscience.

 

Comentários (0)