Ações voltadas para cidade sustentável são exemplos dados por Amastha em Encontro

Durante 2º Encontro de Prefeitos de Cidades Sustentáveis, prefeitos conhecem iniciativas sustentáveis implantadas em Palmas e destacam seus feitos em capitais como Florianópolis, João Pessoa e Vitória

Prefeito Luciano Cartaxo de João Pessoa (PB) e Carlos Amastha de Palmas (TO)
Descrição: Prefeito Luciano Cartaxo de João Pessoa (PB) e Carlos Amastha de Palmas (TO) Crédito: T1 Notícias

As iniciativas públicas de êxito em Palmas sobre os índices positivos em saúde, educação, a implantação da energia fotovoltaica com o projeto Palmas Solar, e a universalização da coleta e tratamento de esgoto foram apresentadas no 2º Encontro de Prefeitos da Ices, para os prefeitos de João Pessoa (PB), Vitória (ES) e Florianópolis (SC). Na ocasião os gestores das capitais destacaram alguns pontos que chamam atenção em Palmas como o projeto de implantação de energia fotovoltaica, a infraestrutura urbana, a qualidade da malha asfáltica que está sendo colocada, os investimentos em saúde e educação, dentre outros. Os prefeitos também compartilharam exemplo de projetos dos quais se orgulham de terem implantados na cidades em que administram.

 

Promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29, e reuniu os prefeitos Luciano Cartaxo, de João Pessoa; Luciano Rezende, de Vitória; Gean Loureiro, de Florianópolis além do anfitrião Carlos Amastha. Em entrevista ao T1 Notícias Amastha pontuou os principais destaques da capital do Tocantins que serão apresentados aos outros gestores.

 

“Hoje é a vez de Palmas apresentar os avanços do plano. Todos sabem que para mim tudo é prioridade. Quero cuidar bem de tudo, mas tem pontos que são importantes neste momento. Um deles são os índices positivos e investimento em saúde. O outro é a nossa educação que é a melhor do país. Vou apresentar também o nosso projeto Palmas Solar, que já é destaque a nível nacional e já vem alavancando a nova economia. Além disso, não podemos deixar de mostrar que somos a 1° capital brasileira a universalizar a coleta e tratamento de esgoto”, pontuou o prefeito.

 

Vitória (ES)

Na capital do Espírito Santo o prefeito Luciano Rezende se orgulha em divulgar que faz uma gestão horizontal e moderna em que toda a população colabora e tem corresponsabilidade. “Fazemos uma gestão compartilhada em rede onde convido as pessoas para serem prefeitos também, porque a população também tem corresponsabilidade muito grande, a população tem que se sentir parte da gestão. Esse governo prega um governo do século XXI, que seja RETO- rápido, eficiente, transparente, e online. Hoje fazemos agendamento online de consultas. Colocamos internet nos pontos da cidade e os idosos e periferias são os que mais fazem agendamentos. Assim prestamos melhores serviços e fazemos mais com menos”, ilustrou.

 

Rezende frisou ainda que tem muito a aprender e conhecer no encontro para reproduzir o que foi feito em Palmas. “Destaco a capacidade e visão empreendedora do Amastha, de perceber oportunidades, a organização, o capricho e a paixão pela cidade. Essa troca de experiências vai melhorando nossa prestação de serviços” avaliou.

 

Joao Pessoa (PB)

O gestor de João Pessoa, Luciano Cartaxo destacou setores que trabalhou mais na capital, e pontuou ainda a organização e o desenvolvimento da jovem capital tocantinense. “Reduzimos o custo da máquina pública e aumentamos investimento. Montamos mais de 90 creches em tempo integral, ofertando 5 refeições por dia. Também abrimos 4 UPA’s que estão em pleno funcionamento com equipe de saúde pronta para atender e mais de 100 unidades de saúde a família. Entregamos 6.000 casas na cidade”. Cartaxo conta que chamou-lhe atenção em Palmas a qualidade de vida “Percebemos uma cidade jovem com um grau de organização pensada para o futuro. Será deixado um legado para a cidade e preservado a qualidade de vida. O investimento na área social, malha asfáltica, educação, infraestrutura urbana, equilíbrio financeiro e a capacidade de atrair investimentos são experiências válidas para aprender”, pontuou.

 

Florianópolis (SC)

Na capital de Santa Catarina, historicamente conhecida por seu desenvolvimento e qualidade de vida, o prefeito Gean Loureiro ressaltou que se orgulha de em apenas oito meses de mandato já ter conseguido equilibrar as contas e voltar a investir. “Essas quatro cidades destaque estão trocando experiências para que tenham mais qualidade. Há oito meses no mandato, já reequilibramos as contas e já temos condições de investir”.

 

Na ocasião o prefeito também elencou projetos executados em Palmas que lhe chamaram atenção e podem ser levados para Florianópolis. “Exemplo em energia fotovoltaica e os incentivos para que possa acontecer, os projetos de educação no formato que são apresentados, as escolas de período integral, a capacidade de dar um potencial turístico a cidade, além de um instituto de qualificação para os servidores da cidade são iniciativas louváveis que quero conhecer melhor aqui para que eu analise a possibilidade de reproduzir na minha capital”, finalizou.   

Comentários (0)