Blue demite todos os agentes e cobrança de estacionamento fica indefinida

A empresa aponta prejuízo de R$ 3,5 milhões, alega que a receita atual não cobre nem metade da folha de pagamento e que não restou outra opção a não ser retirar os funcionários

Estacionamento não terá mais agentes da Blue
Descrição: Estacionamento não terá mais agentes da Blue Crédito: T1 Notícias/Arquivo

A empresa Blue, que opera o estacionamento rotativo de Palmas, informou por meio de nota que está retirando seus agentes dos bolsões de estacionamento. Os funcionários foram demitidos, restando apenas os que trabalham no escritório da empresa.

 

Segundo a nota, “desde o início da implantação do estacionamento rotativo, não houve uma fiscalização efetiva do uso das vagas, por parte da Prefeitura de Palmas. Sem a devida fiscalização, a maioria dos usuários insiste no uso das vagas sem o correspondente pagamento”.

 

Sem a devida fiscalização, a empresa afirma que a arrecadação caiu 90% e que a receita atual “não é suficiente para cobrir sequer metade dos gastos com a folha de pagamento dos funcionários”.

 

A Blue ainda aponta que já acumula um prejuízo de R$ 3,5 milhões, já que custeou as despesas das obras como construção de calçadas, pavimentação de vias, sinalização das vagas e implantação de parquímetros.

 

Como fica a cobrança?

Conforme a nota, a cobrança será mantida. Os usuários deverão fazer o pagamento através de aplicativo de celular ou pelos parquímetros distribuídos em diversos pontos dos bolsões.

 

Prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de Palmas informou que ainda não foi notificada pela empresa e que só se manifestará após essa comunicação oficial.

 

Confira abaixo as notas na íntegra:

 

Nota - BLUE

"O Blue,  Concessionária do Serviço Público para implantação, operação, gestão, controle e manutenção de sistema eletrônico informatizado e automatizado, aferição de uso remunerado das vagas de estacionamentos rotativos na cidade de Palmas/TO, vem comunicar a suspensão da atuação dos seus agentes de estacionamento e demais colaboradores. 

Desde o início da implantação do estacionamento rotativo, não houve uma fiscalização efetiva do uso das vagas, por parte da Prefeitura de Palmas. Sem a devida fiscalização, a maioria dos usuários insiste no uso das vagas sem o correspondente pagamento, haja vista que não existe nenhum tipo de sanção pelo uso irregular das vagas, causando incalculáveis prejuízos ao Blue. 
Após a suspensão da Tarifa de Pós Utilização (TPU), a arrecadação do Blue caiu cerca de 90%. A receita advinda pelo uso das vagas, desde fevereiro de 2016, não é suficiente para cobrir sequer metade dos gastos com a folha de pagamento dos funcionários. 

De se ressaltar que os investimentos feitos na cidade, tais como construção de calçadas, pavimentação de vias, sinalização das vagas e implantação de parquímetros foram suportados diretamente pela Concessionária. A única expectativa de retorno do investimento são as cobranças pelo uso das vagas. 

Ante a problemática de ausência de fiscalização e o consequente uso irregular das vagas, o Blue acumula prejuízo de aproximadamente R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais). 

Dessa forma, não restou alternativa senão a interrupção da ação dos agentes de estacionamento e demais funcionários do Blue Palmas. A regularização pelo uso das vagas poderá ser feita pelos parquímetros e aplicativos. 

Agradecemos a compreensão da população de Palmas e informamos que nosso escritório permanecerá aberto para maiores esclarecimentos."

 

Nota – Prefeitura de Palmas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte informa que assim que for comunicada oficialmente pela empresa Blue, o que ainda não ocorreu, se manifestará sobre o assunto.

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