Catedral de Palmas realiza Divino Grafite neste sábado, com grafiteiros nacionais

Catedral de Palmas realiza "Divino Grafite" neste sábado, reunindo grafiteiros de renome nacional e internacional que deixarão sua arte nos tapumes da construção da Catedral

Grafiteiros deixarão sua arte nos tapumes da Catedral
Descrição: Grafiteiros deixarão sua arte nos tapumes da Catedral Crédito: Da Web

Os Festejos do Divino Espírito Santo estão acontecendo desde o dia 11 de maio, e caminham para seu ápice no próximo fim de semana com a Festa de Pentecostes. Para estes dias, a Catedral de Palmas preparou uma programação toda especial: sexta, sábado e domingo acontecem os últimos dias da novena, com barracas de alimentação, bingo e leilão após a Missa às 18h30. Além disso, acontecerão alguns eventos muito especiais. É o caso do "Divino Grafite". Grafiteiros de renome nacional e internacional estarão manifestando sua arte em honra ao Divino Espírito Santo. Toda a comunidade palmense é convidada a participar, às 10h da manhã, deste sábado, 19, nos tapumes da construção da Catedral, onde todos os presentes poderão deixar sua marca neste momento histórico.

 

Padre Eduardo Zanom, pároco da Catedral quis trazer a arte do Grafite para esse momento de construção da Igreja Mãe da arquidiocese. “Arte e Igreja sempre tiveram muita ligação. Quando você chega em Roma, entrar numa Igreja é respirar arte. Por que não utilizar a arte contemporânea do Grafite para louvar o Divino? Essa foi nossa intenção e temos muita expectativa para que todos venham e deixem sua marca nos nossos tapumes”, destaca.  

 

Conheça os grafiteiros que participarão do Divino Grafite:

 

A Catedral selecionou quatro grafiteiros de renome, sendo dois do estado do Tocantins e dois vindos do Acre e do Paraná. São eles: Ronan Gonçalves, o Rogo; José Alberto, o Neguinho, do grupo TRZ Crew; Michael Devis, de Curitiba; e o tocantinense Sandro Rios. 

 

Rogo é gestor cultural pela FUNART-GO e Diretor de Arte pela Academia internacional de Cinema de SP. Integrante do acervo na Galeria de Arte Potrich - GO e na Galeria Almeida Prado - DF/SP.  Artista selecionado no Cow Parede Brasil, Rogo também atuou nas duas últimas edições da Bienal de SP. Hoje vive em Palmas e trabalha como Instrutor de Arte e Cultura do Centro de Ensino Técnico e Artístico - CETA na Fundação Cultural de Palmas. Realizador de montagem de exposições assim como mostras e o Salão de Novos Artistas da capital na Galeria Municipal NILA. É Criador da concepção dos cenários do Festival de música Palmas para o mundo. Criou o Movimento Jacará Street Art, executando murais como o da OAB - TO Fazendo Arte e o projeto educativo CO YVY ORE RETAMA "Essa terra é nossa", na cúpula do Theatro Fernanda Montenegro com crianças de Taquaruçu no Espaço Cultural de Palmas.

 

José Alberto, conhecido como TRZ, é um dos fundadores do grupo TRZ Crew, da cidade de Rio Branco - AC. O grupo fundado em parceria com seu irmão Carlos Frederico, o Fred, e o amigo João Paulo Asfury, trabalha com grafite e arte desde 2003.O grupo participa de festas populares da capital acreana como Carnaval, ExpoAcre, Expoacre Juruá, Festa Junina, Campeonatos Esportivos, Movimentos estudantis, levando a arte do grupo. São membros do CAUA, Coletivo de Artes Urbanas Acreano, e o grupo é coordenador de eventos do RB Graffiti, encontro internacional de grafiteiros, que acontece na cidade de Rio Branco.

 

Michael Devis, mais conhecido como Devis, é grafiteiro de renome internacional. O jovem é autodidata e tem contato com arte desde os 9 anos. Além de grafiteiro, hoje trabalha como artista urbano, ilustrador e designer. Um dos precursores do grafite na capital paranaense, tem sua arte espalhada em 16 estados do Brasil, e outros 13 países, incluindo o Japão, por onde viveu por 4 anos. Durante sua trajetória já teve sua arte aplicada por empresas como Tim, Nike, Natura e ONU, Organização das Nações Unidas.

 

O tocantinense Sandro Rios é natural de Tocantinópolis e é grafiteiro há 19 anos. Além do grafite, suas especialidades passam pela aerografia, cenografia e arte urbana. Já representou o estado no Encontro Internacional de Graffiti em Curitiba. Em Palmas, já teve sua arte expressada em eventos como o Natal dos sonhos, a Páscoa dos Sonhos, a Feira gastronômica de Taquaruçú e o Arraiá da Capital, além de aplicado oficinas de Grafite na Feira literária internacional do Tocantins. Sandro é membro da associação Palmas Hip Hop e artista cenográfico no espetáculo Paixão de Cristo na área de pinturas.

 

Comentários (0)