Choque de datas leva Comitê a adiar Jogos Mundiais Indígenas para outubro

Os Jogos estavam coincidindo com a Conferência Mundial dos Povos Indígenas, da ONU, por isso comunidades de todo o mundo pediram o adiamento, garantindo a participação nos dois eventos

Anúncio da mudança foi feito em Nova Iorque
Descrição: Anúncio da mudança foi feito em Nova Iorque Crédito: Roberto Castro

Os Jogos Mundiais Indígenas que estavam marcados para acontecer em Palmas no mês de setembro foram adiados para outubro. A remarcação da data é decorrente do choque dos Jogos com a Conferência Mundial dos Povos Indígenas, que acontece na sede da ONU, em Nova Iorque, no mesmo período. Com os dois eventos acontecendo ao mesmo tempo, as comunidades não poderiam participar de ambos. Então, indígenas de todo o mundo que estiveram presentes no Fórum Permanente sobre Questões Indígenas (FPQI), na ONU na última sexta-feira, 24, pediram o adiamento.

 

A abertura oficial dos Jogos Mundiais Indígenas em Palmas está marcada para o dia 23 de outubro. Mas, as delegações devem começar a chegar à Capital do Tocantins já no dia 20, para preparação e ambientação. O evento seguirá até 1º de novembro.

 

O secretário extraordinário dos Jogos Indígenas, Hector Franco, explica o novo calendário: “Nós, da Prefeitura de Palmas, junto com o Ministério do Esporte e o Comitê Intertribal (ITC), nos reunimos e tomamos a decisão de transferirmos a data dos JMI2015. Com este ajuste, teremos no dia 23 de outubro a grande festa de abertura e no dia 1° de novembro o encerramento. O Fórum Indígena acontecerá de 20 a 22 de outubro”.

 

Segundo a Secretaria de Comunicação Social de Palmas, a Prefeitura recebeu a mudança de forma positiva, pois o evento pretende reunir o maior número possível de representantes indígenas do mundo e esta é uma oportunidade para alavancar este quantitativo. Na visão do secretário Hector Franco, “quanto mais povos vierem aos JMI2015, mais a cidade será projetada. Ganhamos mais tempo para que nossos empresários e toda a comunidade se integrem a este grande evento, que ficará marcado para sempre na vida da nossa Capital”.

 

O evento vai contar com a participação de 24 etnias brasileiras além de representantes de mais 43 países convidados.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)