Cirurgia com tecnologia de Neuronavegação é realizada pela 1ª vez no Tocantins

Cirurgias neurológicas de alta complexidade no mundo, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. No Tocantins, foi realizada pela primeira vez no Hospital Unimed Palmas, no último sábado, 22.

Uma tecnologia usada em cirurgias neurológicas de alta complexidade, no mundo, e que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, foi utilizada pela primeira vez no estado do Tocantins, no Hospital Unimed Palmas em parceria com a Ventura Biomédica, neste sábado, 22. Trata-se da neuronavegação, que é uma neurocirurgia guiada por computador.

 

Segundo o responsável pelo equipamento, Rodrigo Lombardi, a neuronavegação é um sistema de tecnologia assistida por computador, que permite ao neurocirurgião ter precisão milimétrica na retirada de tumores, evitando possíveis danos ao tecido cerebral saudável. “A tecnologia do neuronavegador é fundamental para o tratamento em áreas nobres do cérebro, pois possibilita uma menor incisão e menor craniotomia, menos complicações intra-operatórias e pós-operatórias, e recuperação pós-cirúrgica mais rápida”.

 

De acordo com o neurocirurgião, Márcio Antônio Figueiredo, essa nova tecnologia presente no Estado do Tocantins é um benefício muito significativo e uma segurança a mais para o cirurgião e, claro, para o paciente.  “Agora estamos tendo acesso a essa tecnologia que já existia em outros hospitais do Brasil e nós não tínhamos acesso já que os planos de saúde não disponibilizavam, mas a Unimed teve a sensibilidade de oferecer isso aos seus beneficiários, afinal esse é o objetivo do plano de saúde, melhorar o atendimento aos seus usuários", reforçou o neurocirurgião.

 

Conforme o presidente da Unimed Palmas, Ricardo do Val Souto, tais iniciativas vêm de encontro ao objetivo de consolidar o Hospital Unimed Palmas como serviço de referência para procedimentos de alta complexidade não só no Estado do Tocantins como em toda região norte do país. 

 

Comentários (0)