Comerciantes de Araguaína devem ficar atentos ao descarte de lixo

Coleta do material é feita em horários programados nas principais avenidas do centro comercial da cidade para não atrapalhar o tráfego e não poluir o meio ambiente

Fiscais ambientais estão realizando fiscalizações
Descrição: Fiscais ambientais estão realizando fiscalizações Crédito: Foto: Divulgação

Com uma média de 139 toneladas de lixo produzidos por dia, a Prefeitura de Araguaína tem cronograma diário para a coleta desse material, em horários programados para evitar o acúmulo e atrapalhar o tráfego de veículos nas principais avenidas comerciais da cidade. Por isso, os comerciantes devem ficar atentos quanto ao acondicionamento desse material e o seu descarte para a coleta.

 

De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Orialle Anderson Barbosa, o empresário deve ter uma lixeira adequada para colocar o lixo que produz, até que seja feito o recolhimento do mesmo pelo serviço de coleta urbana.

 

“O comerciante deve dispor de sua própria lixeira em um lugar acessível para o recolhimento, sendo fechada e do tamanho que atenda a quantidade de resíduos produzidos pela sua empresa”, explicou.

 

Ainda segundo Orialle, é proibido jogar o lixo em local que não seja a lixeira, como nas calçadas e canteiros centrais das avenidas. O diretor também informou que se configura infração dispor esses resíduos em horários diferentes dos horários estipulados para coleta em cada rua e quando for resíduo doméstico terá que ser colocado em saco plástico na lixeira.

 

“A empresa que descumprir essa determinação estará sujeita a penalidades de acordo com o Código de Posturas do Município e Legislação Ambiental”, disse.

 

Fiscais ambientais da Vigilância Sanitária e do Departamento Municipal de Posturas e Edificações (Demupe) atuam diariamente na fiscalização do descarte do lixo e também orientando os comerciantes.

 

Horários programados

Nos principais centros comerciais, os horários e os dias para a coleta do lixo são programados. Na Avenida José de Brito, é feita de segunda a sábado, em dois períodos: das 7 às 8 horas e das 20h30 às 23 horas.

 

Já na Avenida Cônego João Lima, Centro e Entroncamento, os lados direito e esquerdo são em horários diferenciados, de segunda a sábado. No lado direito é das 20 às 21 horas; no esquerdo é das 21 às 22 horas. No Centro, o recolhimento é das 20 às 22 horas.

 

A área da Praça das Nações São Luís Orione a coleta também é feita de segunda a sábado em dois horários: das 7 às 8 horas e das 22 horas até meia-noite.

 

Na Avenida Prefeito João de Sousa Lima, a coleta de lixo é feita todos os dias a partir das 7 horas e também à noite, em dois horários: às 18 horas e às 20h30. E no Bairro São João, onde há também pontos comerciais, o recolhimento é de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30.
 

 

Comentários (0)