Creches públicas de Palmas levam crianças a espaços recreativos para amenizar o calor

Evitar atividades físicas intensas, incluir o uso de garrafinhas de água na sala de aula, adaptação do cardápio, incluindo mais frutas e sucos, são algumas das medidas adotadas nas unidades

Alunos do Cmei Aconchego participam de atividade
Descrição: Alunos do Cmei Aconchego participam de atividade Crédito: Secom Palmas

O calor e a baixa umidade do ar desses últimos meses estão fazendo com que as unidades educacionais da rede municipal de ensino de Palmas mudem sua rotina, adotando mudanças principalmente nas aulas de educação física e de recreação das crianças da educação infantil.

 

Evitar atividades físicas intensas, incluir o uso de garrafinhas de água na sala de aula, adaptação do cardápio, incluindo mais frutas e sucos, são algumas das medidas adotadas nas unidades educacionais.

 

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a atenção com relação a todos esses cuidados é ainda maior por se tratar de crianças pequenas de até cinco anos de idade. Nessas unidades, outras medidas, como a ducha interativa, foram adotadas para garantir o bem-estar das crianças.

 

No Cmei Aconchego, localizado no Aureny IV, a hora da recreação é o momento mais esperado pelas crianças que adoram tomar banho na ducha interativa e brincar no parquinho de areia que fica à sombra de cajueiros e mangueiras.

 

E para deixar o parquinho ainda mais aconchegante, a direção da unidade implantou o sistema de molhar a areia por meio de aspersores de água, evitando com isso a poeira e aumentando as possibilidades de criação e imaginação das crianças na hora das brincadeiras.

 

De acordo com a diretora do Cmei Aconchego, Cícera Mota, eles adaptaram o espaço recreativo com brinquedos não estruturados que estimulam muito mais a inteligência da criança e são importantíssimos para o desenvolvimento dos pequenos. “Nosso espaço externo é amplo e adequado, o que dá muitas possibilidades para a criança criar, viajar no mundo da imaginação, porque o brincar na educação infantil não é só o brincar por brincar, as brincadeiras desenvolvem uma série de habilidades, cognitivas, emocionais e sociais. E é ali entre seus pares, que a criança desenvolve habilidades de troca de experiências”, avaliou.

 

Espaço pedagógico

Para desenvolver esse mundo de possibilidades, no Cmei foi criado um espaço com materiais não estruturados que podem ser usados pelas crianças para exercitar sua criatividade. “Um exemplo disso é que de um copo a criança constrói um bolo, que para ela, no seu mundo de faz de conta, é um bolo de chocolate, isso depende da sua imaginação”, afirma a gestora.

 

Potes, latas, panelas, garrafas pet, caixas de leite vazias, copos de alumínio e rolos de papelão, são alguns dos objetos que proporcionam um mundo de fantasia, imaginação e criatividade para crianças como Bárbara Vitória, de quatro anos, que adora o parquinho e afirma. “Eu gosto de tomar banho, de brincar no balanço e de fazer bolo de chocolate na areia”.

 

Segundo a coordenadora pedagógica do Cmei, Rosines Rodrigues, depois de passarem pelo momento de recreação no espaço interativo as crianças ficam mais tranquilas e mais concentradas nas atividades propostas em sala de aula. “Todas as noites a terra do parquinho é molhada para que no outro dia, na hora da recreação esteja úmida e as crianças fiquem mais à vontade, sem aquela poeira entrando nos olhos, e para que possam aproveitar o máximo esse momento que é tão rico para seu aprendizado”.

 

A coordenadora conta que para montar o espaço interativo com os materiais não estruturados foi feita uma campanha de arrecadação junto às famílias e as mesmas atenderam prontamente a solicitação.

 

A iniciativa do Cmei Aconchego em disponibilizar esse espaço interativo para as crianças, com muitas novidades e novas possibilidades é referendado pela diretora de Educação Infantil, Judite Dall’Agnol que afirma. “O brincar de dentro e o brincar de fora da sala de atividades são considerados como o terceiro educador, potencializando as habilidades sociais, a autonomia e a identidade das crianças, com uma diversidade de materiais expostos a altura das crianças, valorizando as produções individuais e coletivas. Fundamental elemento curricular debatido nos planejamentos, na rotina, no bom uso dos espaços interativos, no tempo, nos elementos da natureza e nos materiais não estruturados”.

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