Defesa Civil alerta comunidade ribeirinha sobre níveis de vazão da UHE de Lajeado

Conforme a Defesa Civil, os níveis de vazão normal são de 4.000 m³ por segundo, e na tarde desta quarta-feira, 5, o nível de vazão subiu para 4.060m³ por segundo

Usina Hidrelétrica de Lajeado
Descrição: Usina Hidrelétrica de Lajeado Crédito: Foto: Divulgação

Em comunicado emitido na manhã desta quinta-feira, 6, a Defesa Civil do Tocantins alerta pescadores e a população ribeirinha que mora nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Lajeado, para evitar nas próximas horas navegar ou permanecer na área abaixo da hidrelétrica, devido ao aumento da lâmina d`água registrada nas estações de monitoramento.

 

Conforme a Defesa Civil, os níveis de vazão normal são de 4.000 m³ por segundo, e na tarde desta quarta-feira, 5, o nível de vazão subiu para 4.060m³ por segundo, “considerado normal uma vez que o aumento é feito de forma gradativa para que o nível da água que sai pelas comportas seja igualado ao da água que chega ao lago da represa”.

 

O órgão ainda explicou que a abertura tem caráter preventivo, para minimizar ocorrências de variações bruscas. “Por enquanto não há indicativos de aumento considerável de vazão dos valores já existentes”, finaliza a Defesa Civil.

Comentários (0)