Dia D de vacinação contra poliomielite acontece neste sábado, 17, em Gurupi

As 15 Unidades Básicas de Saúde, Policlínica e mais dois pontos na Avenida Goiás com as ruas 5 e 8 estarão funcionando para aplicar as doses

Crédito: Divulgação

No próximo sábado, dia 17, é o dia D de vacinação contra a Poliomielite e  de Multivacinação para Atualização da Caderneta para crianças e adolescentes até 15 anos.  As 15 Unidades Básicas de Saúde, Policlínica e mais dois pontos na Avenida Goiás com as ruas 5 e 8 estarão funcionando para aplicar as doses. Nesses dois pontos da avenida Goiás o horário de funcionamento será  das 8h às 12h; já as Unidades Básicas de Saúde e Policlínica funcionarão das 8hàs 17h.

 

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 05 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de 01 ano e para aquelas na faixa etária de 01 a 04 anos de idade. Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

 

O secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Pakalolo, pede para que os pais não deixem de levar os filhos para tomar as doses que são tão importantes para manter a saúde das crianças e adolescentes. Destaca que para  o dia estão sendo escalados cerca de 120 profissionais para atender a demanda da ação e que nos pontos de vacinação serão tomadas todas as medidas de segurança. “Para facilitar ainda mais o acesso à dose decidimos montar dois pontos estratégicos na avenida Goiás, pois sabemos que muitos pais circulam pela avenida aos sábados e já poderão aproveitar para vacinar o filho.  É um ato simples levar o filho para tomar a dose e que manterá a saúde dele”, enfatiza.

 

Conforme a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, Flaviane Teles, esta ação tem como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

Comentários (0)