Dia de Finados deve movimentar cemitérios palmenses neste sábado com celebrações

No maior cemitério, o Jardim da Paz, haverá celebrações católicas, evangélicas e espíritas em tendas e na capela local ao longo de todo o dia

Crédito: Divulgação

Neste sábado, 2 de novembro, Dia de Finados, os cemitérios de Palmas, que vinham sendo preparados há algumas semanas, devem ser bastante visitados. No maior cemitério da cidade, o Jardim da Paz, haverá celebrações católicas, evangélicas e espíritas em tendas e na capela local ao longo de todo o dia com início a cada uma hora. As celebrações acontecem das 8 horas às 11 horas e das 14 horas às 17 horas. Uma oficina de oração está programada para acontecer no horário das 12 às 14 horas também no Jardim da Paz.

 

No cemitério de Taquaruçu haverá missa católica, seguida de culto evangélico às 8 horas. No cemitério São Miguel, em Taquaralto, haverá missa às 9 horas. No distrito de Buritirana, haverá missa programada para as 16 horas no cemitério municipal.

 

Aos visitantes, servidores da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), farão a atualização de dados cadastrais dos sepultados no Jardim da Paz.

 

Para isso, é preciso que familiares confirmem data de falecimento e nome completo do ente falecido. Essas informações também auxiliarão os servidores no direcionamento dos visitantes às alas de sepultamento, que receberam nova identificação visual. Basta os visitantes se apresentarem na sala da administração para a atualização e orientação.

 

Transporte

 

Por conta da demanda, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Sesmu), irá disponibilizar para este sábado, dois ônibus especiais com destino aos cemitérios da Capital, saindo da Estação Xambioá.

 

Para quem deseja se deslocar para o Cemitério São Miguel - à margem direita da TO-050, a 3 km de Taquaralto - sentido Palmas a Porto Nacional, os ônibus sairão da Estação Javaé, em Taquaralto, a partir das 7 horas, com intervalos de hora em hora, até as 18 horas.

 

Para os demais cemitérios, haverá um ônibus saindo da Estação Xambioá, na Quadra ACSU-NO 70 (601 Norte), a partir das 7 horas, com intervalos de 30 minutos, até as 18h30.

 

Cemitérios municipais:

 

 - Cemitério Jardim da Paz - Rodovia TO-020 Km 2 do trevo no sentido Palmas a Aparecida do Rio Negro;

 

- Cemitério São Miguel - à margem direita da TO-050, a 3 km de Taquaralto - sentido Palmas a Porto Nacional;

 

- Cemitério de Taquaruçu - à esquerda da entrada do distrito pela TO-020;

 

 - Cemitério de Buritirana - próximo à saída do distrito, no sentido Palmas a Santa Tereza do Tocantins.

 

Os horários das linhas de ônibus de acesso aos cemitérios municipais podem ser conferidos aqui

 

 

Araguaína

 

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) e Secretaria Municipal da Infraestrutura, prepararam nesta sexta-feira, 1º, os últimos detalhes para receber os mais de 40 mil visitantes que passarão pelo Cemitério São Lázaro neste sábado, 2 de novembro, Dia de Finados.

 

 

 



De acordo com a presidente da Funamc, Núbia Marinho, o principal cemitério da cidade contará com três tendas e cadeiras, sendo uma interna e duas externas, para abrigar os eventos religiosos tradicionais da data. De acordo com a diretoria da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, estão programadas missas no local às 7, às 9 e às 16 horas.



Haverá banheiros químicos e bebedouros para garantir o bem-estar dos visitantes, além disso, o local passou por limpeza geral e recebeu reparos nos passeios. Durante todo o dia, o cemitério contará também com o apoio de equipes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).


O cemitério do Setor Monte Sinai também contará com tenda e banheiro químico. “Embora não sejam mais realizados sepultamentos lá, sabemos que há muitas pessoas sepultadas e seus familiares merecem essa atenção ao realizar as homenagens”, comentou Núbia.

 

Atividade comercial


Até a última terça-feira, prazo final para cadastro dos vendedores ambulantes junto à Funamc e Departamento Municipal de Postura e Edificações (Demupe), 30 comerciantes haviam solicitado a permissão para comercializar alimentos, flores, velas e outros produtos no entorno do Cemitério São Lázaro.

 

Comentários (0)