Em Palmas, 14 casos suspeitos de coronavírus são investigados e cinco descartados

Os casos foram divulgados pela Prefeitura de Palmas em seu primeiro Boletim Epidemiológico do Coronavírus (Covid-19).

A Prefeitura de Palmas divulgou na noite de ontem, 16, o seu primeiro Boletim Epidemiológico do Coronavírus (Covid-19). Foram apontados 14 casos investigados, cinco descartados e nenhum confirmado até o momento. O secretário municipal da Saúde de Palmas, Daniel Borini, esclarece que a Semus está fazendo o monitoramento dos casos considerados suspeitos e reforça que “até o momento não há confirmação da presença do Coronavírus (Covid-19) na Capital”. 


 

O Boletim traz ainda informações sobre medidas preventivas pessoais, coletivas e as principais  ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Palmas em suas diversas pastas, como Saúde, Educação, Transporte e Mobilidade Urbana, na prevenção e combate da pandemia.  


 

Entre as ações se destaca a publicação do Decreto Nº 1856, de 14 de março de 2020, que declarou situação de emergência em saúde pública no Município de Palmas. O ato administrativo dispõe sobre diversas medidas de enfrentamento do Coronavírus na âmbito da Capital, tais como a suspensão das aulas nas escolas municipais e de eventos de concentração de massa. O Decreto reativa também o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas COVID-19), força-tarefa que envolve órgãos da Prefeitura no planejamento e execução das ações preventivas. 


 

COE


 

O COE é uma estratégia prevista nos protocolos do Ministério da Saúde e é ativado pelos entes públicos em situações de emergência. É competência do COE-Palmas Covid-19 modificar ou alterar medidas referentes ao enfrentamento da proliferação do novo Coronavírus (Covid -19), de acordo com a evolução do cenário epidemiológico. 


 

O Centro é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e integrado pelas diversas pastas da administração pública de Palmas. As reuniões do grupo são feitas diariamente com o objetivo de planejar e executar as ações contra o Coronavírus (Covid-19) na Capital.

 

Comentários (0)