Em Palmas, cães do Taquari recebem encoleiramento e testagem de calazar neste sábado

Ação é voltada somente para moradores do Jardim Taquari e será realizada no anexo da unidade de saúde e no Cras do bairro.

Crédito: Regiane Rocha/Secom Palmas

Neste sábado, 13, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), realizará, no Jardim Taquari, um mutirão de testagem rápida para leishmaniose visceral canina e encoleiramento dos cães com coleira repelente contra o mosquito transmissor. A ação é voltada somente para os moradores do Jardim Taquari e será realizada em dois locais sendo, das 8 às 17 horas, no anexo da Unidade de Saúde da Família (USF) do setor e, das 8 às 12 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro. 

 

Para que o cão possa receber a coleira, é necessário que ele tenha, no mínimo, quatro meses de idade. Além disso, os tutores devem comparecer aos locais mencionados munidos, obrigatoriamente, de comprovante de endereço atualizado comprovando que residem no setor. 

 

A coleira, que tem durabilidade de seis meses, é um repelente contra o inseto transmissor do agente da leishmaniose e, por este motivo, é utilizada como estratégia no cuidado à saúde animal para proteção dos cães contra a picada do inseto, evitando ainda a transmissão da doença de animais infectados para os saudáveis.

Comentários (0)