Família reclama da demora no resultado de exame de idoso com sintomas da Covid-19

Semus diz que prioridade são suspeitos com quadro de gravidade ou em internação.

Crédito: Da Web

A família de um senhor de mais de 60 anos, que trabalha como autônomo e residente no Distrito de Taquaruçu, reclamou ao T1 Notícias na tarde desta terça-feira, 24, da demora da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em fornecer o resultado do exame que ele fez para detecção do novo coronavírus no dia 18 deste mês, após ter febre e muita tosse. A Semus, por sua vez, disse que dentre todas as coletas enviadas para análise, é solicitada prioridade para a emissão de resultados de casos suspeitos com quadro de gravidade ou em internação.

 

Além dessa demora, segundo a família, onde ele fez o atendimento, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Norte), foi informado que não poderiam fornecer o resultado, o que deveria ser feito pela Vigilância Sanitária municipal posteriormente. Acontece que outras pessoas que já fizeram os exames depois do dia 18 e do autônomo e já obtiveram os resultados, o que o deixa apreensivo.

 

Segundo a família, na UPA Norte na data do atendimento mandaram ele ir para casa ficar em isolamento. Agora, um filho dele com quem ele teve contato nos últimos dias apresentou febre e dor de garganta e também está isolado.

 

Questionada pelo T1, a Semus confirma que o exame do paciente está na relação de exames enviados pelo município para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) e logo será emitido seu resultado.

 

Comentários (0)