Guarda Quarteirão e outros programas de segurança são lançados em Palmas

Programas de reforço à segurança terão objetivo de tirar Palmas da rota da criminalidade. Trabalhos de prevenção e combate à violência serão feitos por secretarias de Segurança, Educação e Trânsito.

Prefeito Carlos Amastha
Descrição: Prefeito Carlos Amastha Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Em meio ao aumento da criminalidade na Capital, a prefeitura lançou nesta quarta-feira, 15, programas de segurança com o objetivo de fortalecer ações de prevenção e combate à violência. O prefeito Carlos Amastha apresentou os programas “Guarda quarteirão”, “Crack, é possível vencer” e “Proteção e Amizade” que fazem parte da ação Palmas Contra a Violência.

 

Os programas serão desenvolvidos pelas secretarias de Segurança e Defesa Civil e de Educação. Também foi apresentado na reunião, o reforço na segurança do trânsito, com o anúncio de instalação de câmeras de monitoramento em diversos pontos estratégicos, como as estação de transporte coletivo e entrada e saída da cidade, que será feito pela Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT).

 

“A segurança é um bem de todos nós” afirmou o prefeito Carlos Amastha, ressaltando que, principalmente o programa Guarda Quarteirão era um dos eixos da sua proposta de campanha. “Hoje nós sabemos que estamos preparados para lançar o projeto e começar a trabalhar” disse Amastha.

 

As ações coletivas e trabalho em conjunto das secretarias foi bastante comentado por Amastha, que afirmou que a segurança da Capital já foi excelente, mas com o aumento da criminalidade, “queremos mostrar que estamos agindo e reagindo”.

                                                                          

O prefeito também falou na reunião que aconteceu na Sala Sinhozinho do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, sobre o convênio que integra o sistema de policiamento comunitário, onde as câmeras de segurança serão utilizados como ferramenta para combater e coibir a violência e o tráfico de drogas.

 

Serão instaladas um total de 60 câmeras em pontos estratégicos da Capital. 20 câmeras serão instaladas pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil, para auxiliar nas ações de prevenção e combate ao uso de drogas através do programa “Crack é possível vencer”. “Entendemos que segurança pública não se faz somente com homens armados” disse o secretário de defesa e Segurança, Francisco Vieira.

 

A modalidade do trabalho que o secretário afirmou acreditar ser um reforço na segurança da capital será principalmente o preventivo, com foco no monitoramento de alguns locais, como escolas, e até mesmo o roçamento de matos em áreas públicas. “A gente espera ter o resultado e o feedback da população contribuindo conosco”, concluiu o secretário de Segurança.

 

Também foi anunciado a instalação de 19 câmeras pela SMAMTT que serão distribuídas nas estações de ônibus, nas entradas e saídas da cidade e em outros pontos estratégicos. O Sistema deve monitorar os carros que entram e saem da cidade, para que em caso de algum veículo suspeito ser identificado, seja feito a imediata ação de abordagem.

 

O secretário de Educação, Danilo Melo, em sua fala, fez a colocação do problema da violência no Brasil, afirmando que essa é uma cultura que deve ser combatida. O secretário disse que a criança que chega aos quatro anos na pré-escola, dificilmente se envolve com atos de violência. “Temos que ensinar a criança a respeitar os limites” disse o secretário.

 

O programa Proteção e Amizade, fruto de parceria entre a Guarda Metropolitana e a Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo de promover projetos de cunho educativo para trabalhar a prevenção de violência dentro das escolas da rede municipal.

 

“Não temos na escola hoje as chamadas ‘violências duras’, que são aquelas que envolvem agressões mais graves” disse Danilo, afirmando, no entanto, que isso não é motivo para ‘descansar’. O secretário destacou algumas ações do programa, entre elas o Projeto Guardião Mirim, que será executado inicialmente em nove escolas de Palmas.  

 

O prefeito Carlos Amastha disse que “há um clamor da população e a prefeitura vem trabalhando como pode”, voltando a falar do Programa Guarda Quarteirão, “porque insisto, o bem mais precioso que nós temos é a nossa segurança, e nós temos que mostrar para a sociedade que a prefeitura está reagindo, chamando a toda a população para que a quatro mãos a gente consiga resolver esse grande problema”, afirmou Amastha.  

 

Prazo e concurso público

O secretário Francisco Viana, afirmou que as ações divulgadas poderão ser vistas pela sociedade em até quinze dias. “Nós estamos com equipamento... no máximo daqui a quinze dias nós estaremos com os homens nas ruas” disse o secretário.

 

Segundo o secretário, todo o contingente da guarda será aproveitada nos programas. “Nós fizemos a capacitação desses agentes e está dentro da nossa atribuição. Nós pegamos um contingente que já era empregado numa função e estamos transferindo para a rua”.

 

Sobre a necessidade de pessoal, o secretário afirmou que ainda neste ano deve haver concurso público para suprir a falta de recurso humano. “Nós pretendemos fazer concurso para expandir esses serviços para outras áreas da cidade. Aí nós pretendemos fazer um concurso ainda nesse segundo semestre”, concluiu Viana.

 

Parceria com Governo Federal

Amastha destacou parceria com o Governo Federal na aquisição de veículos que irão ser utilizados pelos programas. Através de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) foram adquiridos um microônibus, duas viaturas e duas motocicletas. "É sem dúvida um reforço importante para nossa Capital que nos permite, através da parcetria com o Governo Federal, fazer um ótimo trabalho", disse o prefeito. 

 

Amastha  também citou a proximidade dos Jogos Mundiais Indigenas, afirmando que a parceria com o governo federal para o evento foi fruto do trabalho de marketing do secretario Hector Franco. Segundo ele, quatro presidentes já confirmaram presença no evento . 

 

Os secretários e o prefeito Carlos Amastha assinaram na ocasião um Termo de Cooperação, concretizando parceria. 

 

Comentários (0)