Moradores de Barrolândia realizam protesto após ficarem 60 dias sem água

Ao Portal T1 Notícias, os moradores relataram que estão sem abastecimento regular de água nos últimos 60 dias e que mesmo assim a BRK Ambiental mantém cobrança

Moradores de Barrolândia cobram da BRK abastecimento de água
Descrição: Moradores de Barrolândia cobram da BRK abastecimento de água Crédito: Divulgação

Moradores de Barrolândia entraram em contato, na tarde desta quarta-feira, 27, com o Portal T1 Notícias, para relatarem que estão sem abastecimento regular de água nos últimos 60 dias e reclamaram de cobrança abusiva nas tarifas de água. A vereadora da cidade, Nenen Gomes (Democratas), informou que, por conta da falta de água, foi realizado no início desta tarde, um protesto na porta do escritório da BRK Ambiental, empresa responsável pelo fornecimento de água. A empresa, em resposta ao Portal T1, anunciou que houve uma redução drástica da vazão do Córrego São Borges, onde é feita a captação de água para Barrolândia.

 

Nenen afirma que a falta de água que ocorre há cerca de 60 dias, ficou mais intenso e preocupante nos últimos 20 dias e que é sazonal de acordo com o bairro. "Agora mesmo estou sem água, moro na Avenida Goiás” declarou. Ela informou, também, que a BRK perfurou um poço artesiano, “mas que não deu um resultado muito bom. Não consegue abastecer a cidade”.

 

A vereadora disse, ainda, que a empresa disponibilizou um carro pipa para abastecer o hospital do município, escolas e a casa prisional. O abastecimento para os moradores está sendo realizado por um tanque pipa da Prefeitura.

 

Outra moradora da cidade, a senhora Creuzenir Maria Ribeiro queixou-se à reportagem que não há água nas torneiras de sua casa há pelo menos 20 dais. “Tem um idoso de 101 anos que precisa de cuidados e água aqui em casa e uma mulher de 32 anos deficiente”. Ela informou que, mesmo com a falta de água, a última conta veio no valor de R$ 140 reais.

 

Novo poço

 

A BRK Ambiental, por meio de nota, ressaltou que o abastecimento de água em Barrolândia sofre pela redução drástica da vazão do Córrego São Borges, de onde é feita a captação de água.  

 

Afirmou que vem adotando uma série de medidas emergenciais para atender à população, como a perfuração de dois poços e a distribuição de água em caminhões pipa para escolas, hospitais e outros prédios públicos prioritários.

 

Disse, ainda, que uma nova perfuração de poço para melhorar o abastecimento de água na cidade está prevista para esta sexta-feira, 29. Paralelamente, a empresa avaliará a viabilidade do uso de água de barragens já existentes na cidade.

Comentários (0)