Mtur e Prefeitura de Palmas promovem ação contra exploração sexual infantil

O Ministério do Turismo, Agência de Turismo e Fundação Cultural de Palmas promovem nesta sexta, 18, palestra sobre como evitar e enfrentar a exploração sexual infantil.

Júnior Coimbra participa do encontro em Palmas
Descrição: Júnior Coimbra participa do encontro em Palmas Crédito: Ascom Mtur

O Ministério do Turismo realiza, em parceria com a Agência Municipal de Turismo (Agtur) e apoio da Fundação Cultural de Palmas, nesta sexta-feira, 18, uma palestra sobre como evitar e enfrentar a exploração sexual infantil relacionada ao setor, especialmente profissionais ligados a meios de hospedagem, guias de turismo e trabalhadores do transporte.

 

O secretário Nacional de Políticas do Turismo, Júnior Coimbra, e o coordenador geral de Proteção à Infância, Adelino Neto, participam do encontro, aberto ao público.

 

O encontro ocorre a pouco mais de 30 dias dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, momento em que Palmas, sede da competição, deve receber um fluxo de cerca de dez mil visitantes, brasileiros e estrangeiros. São aguardados mais de dois mil atletas de 24 etnias indígenas brasileiras e 22 internacionais.

 

O Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do MTur, inclui palestras para estimular o engajamento de turistas, profissionais ligados ao setor, campanhas sobre o tema e qualificação profissional.

 

Dados

Nos últimos quatro anos, o Disque Denúncia registrou 154 ligações suspeitas de exploração sexual infantil no Tocantins. No primeiro semestre deste ano, foram apenas nove, sendo que Palmas foi responsável por dois registros.  Os dados são da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

 

Prevenção

Entre os principais meios de denúncia, destaca-se o Disque 100. O canal telefônico é gratuito e sigiloso - e pode ser acionado pela população para registrar qualquer caso ou suspeita de violação ao direito da criança e do adolescente. É possível também fazer denúncias ou tirar dúvidas pelo celular, por meio do aplicativo Proteja Brasil. O aplicativo, desenvolvido pela Unicef e o governo brasileiro, está disponível na Apple Store e naGoogle Play.

 

Programação

Local: Espaço Cultural José Gomes Sobrinho - Avenida Teotônio Segurado, sala Sinhozinho, Plano Diretor Sul, Quadra 302 Sul, Palmas –TO.

14h Ações da Polícia Rodoviária Federal na Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes– PRF

14h40 Palestra sobre Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no contexto do Turismo – ação do Programa Turismo Sustentável e Infância- TSI do Ministério do Turismo- MTur.

15h20 Palestra sobre Estratégias de Enfrentamento à Violência no contexto do Turismo – MS.

16h00 Atendimento realizado pela Assistência Social às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Ministério do Desenvolvimento Social – MDS

16h40 às 18h Momento para debate sobre o tema apresentado.

 

Com informações Ascom Agtur

Comentários (0)