Palmas é eleita a primeira cidade no ranking de Desenvolvimento Humano

Mais de 80 prêmios foram entregues aos municípios mais bem posicionados no levantamento feito com base em cerca de 500 itens

Prefeito recebe prêmio em São Paulo
Descrição: Prefeito recebe prêmio em São Paulo Crédito: Secom Palmas

O ranking das Melhores Cidades do Brasil foi divulgado na noite desta quitan-feira, 17, pela Revista Isto É e pela consultoria Austin Ratings, e apontou Palmas em primeiro lugar no indicador Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as cidades de grande porte. A premiação contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do prefeito Carlos Amastha, entre outros prefeitos, gestores políticos e a imprensa.

 

Amastha foi à premiação acompanhado da primeira-dama Glô Amastha e dos secretários municipais de Finanças, Cláudio Schüller, de Integração Social e Defesa do Consumidor, Tiago Andrino, de Desenvolvimento Social, Eliane Campos.

 

Mais de 80 prêmios foram entregues aos municípios mais bem posicionados no levantamento feito com base em cerca de 500 itens e elaborado em todas as 5.565 cidades brasileiras.

 

“Com apenas 26 anos de história é gratificante o trabalho que vem sendo feito na cidade, um trabalho diferenciado que nos orgulha demais. Palmas nasceu para ser um novo paradigma de ocupação e estamos atingindo este objetivo. É um orgulho para todos os palmenses de receber este reconhecimento, e sem duvida, é um incentivo muito forte para continuarmos no mesmo caminho”, ressaltou o prefeito Carlos Amastha, ao receber o prêmio.

 

O ministro Kassab considerou que a transparência nos atos públicos é fundamental para o bom desempenho dos municípios. “O sucesso de uma administração é o desempenho do gestor que compartilha com a cidade levando através da transparência todas as receitas e despesas da cidade, com isso o cidadão ajuda a fiscalizar as contas publicas trazendo mais eficiência”, disse Kassab.

 

A consultoria Austin Ratings passou os últimos cinco meses coletando e cruzando dados de todos os municípios brasileiros com o objetivo de identificar as ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso. Para isso, foram escolhidos quatro pilares fundamentais para que um município tenha um bom desempenho em suas políticas públicas: os indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais.

 


Foram avaliados indicadores financeiros divididos em quatro pilares básicos- Econômico, Social, Fiscal e Digital. Curitiba foi a grande vencedora agregando o maior número de indicadores de excelência e, por isso, foi considerada a melhor cidade do País e também a melhor cidade de grande porte. Itajaí (SC) foi eleita a melhor cidade de médio porte do Brasil e Congonhas (MG) a melhor de pequeno porte.

 

A vencedora do indicador Fiscal foi Macaé (RJ); no indicador Econômico foi Campo Grande (MS); Social, Balneário Camboriú (SC); e Digital, Florianópolis (SC).

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)