Palmenses ocupam espaços públicos da Capital para a prática de atividades físicas

Segundo dados divulgados pelo Conselho Regional de Educação Física Goiás/Tocantins (Cref), na Capital existem mais de 450 profissionais de Educação Física, e estima-se que 60 utilizam áreas públicas

Palmas é a capital com menor índice de obesos do país
Descrição: Palmas é a capital com menor índice de obesos do país Crédito: Fotos: Aline Batista

A prática de exercícios físicos ao ar livre tem sido recorrente em Palmas. A realização de atividades em espaços públicos em várias modalidades esportivas, conforme especialistas, além de contribuir com o aumento da resistência muscular, diminuir o risco de doenças do coração, melhorar os níveis de colesterol sanguíneo e combater a insônia, promove o fortalecimento dos vínculos sociais e também de ocupação e preservação dos espaços públicos.

 

Em Palmas, nesses 28 anos, a população tem sido estimulada a ocupar os espaços públicos verdes, bem como seus equipamentos, já que boa parte da população brasileira ainda é sedentária apesar de grande parte dos indivíduos conhecer os benefícios da atividade esportiva para a saúde e bem-estar. Mas, nesse cenário, a Capital mais nova do País tem se destacado, nacionalmente, entre as primeiras cidades na prática de esportes ao ar livre. Prova disso é o aumento significativo das assessorias de treinamento físico funcional, de corrida e preparação para teste de aptidão física.

 

Segundo dados divulgados pelo Conselho Regional de Educação Física Goiás/Tocantins (Cref), na Capital existem mais de 450 profissionais de Educação Física, e estima-se que 60 utilizam áreas públicas para a prática de atividades físicas, o que representa um crescimento significativo nos últimos anos.

 

A presidente do Cref em Palmas, Carolline Gimenez, esclarece que as pessoas interessadas em fazer atividade física devem ter cuidado com falsos profissionais - assim evitarão danos à saúde física -, e os profissionais que desejam ingressar nessa área precisam ter formação e registro no conselho.

 

Palavra de profissional

O profissional de educação física Eduardo Silva atualmente oferece aos seus alunos treinamento físico integrado, focado no movimento do corpo, por meio de pilates, musculação, treinamento funcional, ginástica, levantamento de peso olímpico, kettlebell training e exercícios cardiorrespiratórios em um mesmo programa de treinamento, além de trabalho específico com grupo de corrida, com alunos entre 14 e 65 anos.

 

“A atividade física está diretamente relacionada à melhoria da saúde e à qualidade de vida dos praticantes, pois reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, ansiedade, ajuda no controle do peso corporal, reduz hipertensão arterial, além da melhoria da mobilidade”, garante Silva.

 

“Eu acredito que essa é a melhor forma das pessoas utilizarem os espaços públicos, pois a atividade física leva a população às praças e afasta os marginais. O resultado desse trabalho está aparecendo, hoje. Palmas é a capital com menor índice de obesos do país, e a utilização destes ambientes tem contribuído para o alcance desse índice”, acredita.

 

Ainda segundo o profissional, a sociedade, consequentemente, passa a cuidar melhor desses espaços, uma vez que os moradores se sentem completamente inseridos, com a atividade física fazendo parte do seu cotidiano.

 

O personal trainer Gustavo Borges, que prepara atletas de corrida de rua, utilizando os espaços públicos, afirma que essa ocupação por profissionais e atletas aumenta a segurança da cidade, bem como o vínculo do cidadão com os bens públicos, principalmente quanto à utilização e à preservação de forma consciente.

 

Borges enfatiza também que é preciso fiscalização continuada por parte da entidade de classe para checar se os profissionais que estão oferecendo seus serviços têm habilidade para exercer da forma correta a profissão.

 

“Atividade ao ar livre necessita de um profissional formado, com embasamento teórico para atuar nessa área de forma segura. Lembrando também que é um dever de todos nós cuidarmos dos espaços públicos, principalmente do lago, que tem sido palco de grandes eventos na área esportiva e de lazer”, destacou.

 

Palavra de atleta

A bacharel em Direito Maria Elisa garante que as pessoas querem liberdade e integração com meio ambiente, diferentemente das academias, e os espaços públicos proporcionam tudo isso. “Agora eu uso as praças e parques para malhar e, assim como eu, muitas pessoas têm feito o mesmo, criando uma atmosfera muito mais bonita para a nossa cidade”.

 

Assim também pensa a professora Ilzinete Lemos, ao declarar que as atividades ao ar livre têm se disseminado em Palmas, unindo as pessoas e melhorando os locais públicos. “Eu já frequentei muitas academias e aos poucos a repetição fica muito monótona. O exercício praticado na rua, além de fazer bem para o corpo, também faz bem para a mente, funciona como terapia.”

 

Comentários (0)