Conforme cronograma do calendário de matrículas da rede municipal de ensino de Palmas para o ano letivo de 2025, divulgado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), o período para solicitação de transferência entre unidades da rede municipal de ensino inicia nesta segunda-feira, 13, e segue até sexta-feira, 17.
O sistema será aberto para que os pais e responsáveis que desejarem, por interesse próprio, solicitem a transferência entre as unidades da rede. Essa fase é uma oportunidade para realocar os alunos em outras unidades desejadas, de acordo com a disponibilidade de vagas. O período para a efetivação da matrícula dos alunos que tiverem a solicitação de transferência deferida pelo Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas) será de 20 a 24 de janeiro.
Todo o processo de matrículas da rede municipal de ensino é realizado por meio do SIMPalmas, uma plataforma digital que abrange desde os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até as unidades que atendem os alunos do ensino fundamental, em escolas de tempo parcial e integral.
Alunos Novatos
O prazo para a solicitação de matrícula de alunos novatos inicia no dia 20 e segue até o dia 24 de janeiro de 2025. Os alunos novatos classificados nesta primeira etapa da seleção terão o prazo de cinco dias úteis, entre 27 e 31 de janeiro, para comparecer às unidades educacionais e efetivar a matrícula.
Cadastro
Por meio do SIMPalmas, os interessados em pleitear uma vaga em uma das 82 unidades educacionais da rede podem fazer o cadastro, acompanhar a disponibilidade de vagas por unidade de ensino e verificar sua classificação na lista de espera. Para a classificação, são considerados os critérios estabelecidos na Portaria Semed N.º 0370, de 19 de outubro de 2023.
Matrículas
Para efetivar a matrícula, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade educacional com os documentos pessoais da criança, declaração de transferência ou histórico escolar (exceto para educação infantil e pré-escolar), foto 3×4 recente, fotocópias da certidão de nascimento, do comprovante de endereço atualizado, do cartão de vacinação atualizado (para crianças de até 10 anos), do cartão SUS, CPF, título de eleitor (para maiores de 18 anos) e carteira de reservista/CDI (para homens maiores de 18 anos).
Todos os critérios informados no cadastro deverão ser comprovados documentalmente no ato da efetivação da matrícula. É importante ressaltar que o responsável deve proceder à efetivação da matrícula dentro do período de vigência da lista de classificação do SIMPalmas e dentro do horário de funcionamento da secretaria da unidade escolar.
A Secretaria de Estado da Educação abriu o processo de pré-matrícula para os estudantes que queiram estudar na nova unidade escolar de Buritirana, distrito de Palmas, que será inaugurada em 2025. A solicitação de matrícula deve ser feita no período de 26 de dezembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025.
A escola irá ofertar turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª série do Ensino Médio e curso técnico em Agronegócio - integrado ao Ensino Médio.
Para solicitar matrículas para o ano letivo de 2025, o estudante ou o seu responsável deve acessar o portal de matrículas, clicar em “Matrícula” e, em seguida, clicar em “Matrícula Alternância - Entre Rios - Buritirana”. A solicitação também pode ser feita pelo call center 0800-063-5050, das 8h às 18h.
A escola adotará Pedagogia da Alternância como metodologia de ensino, que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos e integra o aprendizado com a prática profissional. Essa metodologia visa desenvolver habilidades como autonomia, cooperação e protagonismo, preparando os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.
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