Público do Festival Gastronômico é incentivado a realizar descarte correto do lixo

Cerca de 100 voluntários trabalham no local para conscientizar o público sobre a importância de reciclar papel, plástico e metal

Coleta seletiva no Festival Gastronômico
Descrição: Coleta seletiva no Festival Gastronômico Crédito: Divulgação

Durante a 11ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, dentro da programação, está a conscientização do público sobre a sustentabilidade por meio do descarte correto do lixo, através do Programa Coleta Palmas, idealizado pela primeira-dama Glô Amastha e implantado por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e secretarias parceiras.


O programa consiste no incentivo à separação de resíduos secos para que sejam destinados para a reciclagem, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva e preservando o meio ambiente. "Nossa intenção é que a população seja convencida de que o que pode ser reaproveitado gera renda e não deve ser jogado no lixo", disse a primeira-dama.


A FMA também levou para o FGT a Barraca da Sustentabilidade, presente em todos os grandes eventos da Prefeitura, com a proposta de apresentar as políticas públicas para o meio ambiente, defendidas pela administração municipal. Na barraca, o cidadão pode receber orientações sobre práticas sustentáveis, conhecer programas como o Viveiro Educador e o Renova Palmas, independentes um do outro, mas que têm as atividades cruzadas na execução.


No Programa Renova Palmas cada pessoa pode trocar um litro de óleo de cozinha, por uma muda de planta frutífera ou nativa do Cerrado. O óleo coletado é encaminhado para programas sociais, para que seja reaproveitado na fabricação de sabão líquido e em barra. Na semana que antecedeu o festival, uma equipe da Fundação de Meio Ambiente foi a Taquaruçu para informar e sensibilizar a comunidade sobre os benefícios do Programa.

 

Voluntários orientam público

 

Durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu, cerca de 100 voluntários conscientizam o público sobre a importância de reciclar papel, plástico e metal. A ação começou nesta quarta-feira, 6, segue até o dia 10 e faz parte da programação da Fundação Municipal da Juventude de Palmas em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente, que terá também a Barraca da Sustentabilidade e uma estação itinerante do Coleta Palmas no evento.

 

Para os voluntários que participaram da ação, o momento, além de ser importante para aprender mais sobre o Coleta Palmas, é uma oportunidade de interação com o público. “Eu já participei de alguns eventos como voluntário e hoje está sendo muito legal, porque conheci novas pessoas, passei uma ideia massa sobre sustentabilidade e fiz a diferença como cidadão”, disse o estudante Diogo.

 

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)