Rumo à Serra do Estrondo, peregrinos enfrentam subida íngreme em peregrinação

Maior manifestação da fé católica em Paraíso acontece na Serra do Estrondo.

Serra do Estrondo é local de encontro de fieis
Descrição: Serra do Estrondo é local de encontro de fieis Crédito: Divulgação/ Ascom Paraíso

A Semana Santa em Paraíso do Tocantins tornou-se tradição de fé e cultural, e neste ano, completa-se 58 anos de celebração. Os peregrinos enfrentam uma subida íngreme até o alto da Serra, onde está localizada a capela de Santa Cruz.

 

Além da demonstração de fé e gratidão, ao percorrer o trajeto, os fiéis levam consigo as mais variadas histórias de vida. Essa tradicional subida da Serra do Estrondo nesse período, ocorre sempre na madruga de quinta-feira e segue durante todo o dia da sexta-feira da Paixão.

 

Tradição que se renova há 58 anos

 

A tradição da subida da Serra do Estrondo em Paraíso do Tocantins começou em 1960, com o saudoso pioneiro Firmino Mendes.  Além de escalar o nosso cartão postal, o senhor Firmino fincou uma cruz no topo da Serra, exatamente no local onde foi construída a Capela de Santa Cruz, iniciando uma tradição que se renova há 58 anos, que é a subida da Serra de Paraíso durante a Semana Santa, com a participação da população local e região, para se tornar uma referência de turismo religioso, com o apoio da Prefeitura e de parceiros como o Sebrae-TO, igrejas e comunidade.

 

No início os fiéis escalavam a serra, pela antiga trilha (pela caixa d'agua), um trecho menor, porém mais íngreme. A escadaria da Serra, construída no início dos anos 2000, até o Centro de Vivência Ambiental (APA Serra do Estrondo), se tornou o acesso principal da comunidade, na Semana Santa e durante todo ano, com uma estrutura mantida pelo Governo de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

Programação especial no alto da Serra do Estrondo

 

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins preparou programação especial, e nesta quinta-feira, dia 29/03, para fiéis e turistas que forem a Serra do Estrondo poderão participar da apresentação da Renovação Carismática em momento de louvor e oração. E após assistirão a exibição de filme, além de contarem com a Praça de Alimentação Sabores do Paraíso.

 

No dia 30/03, às 19h30, ocorrerá a Procissão e Via Sacra, tendo como ponto de concentração o Salão Paroquial, e depois sairá por ruas da cidade.

 

No Sábado da Aleluia, 31/03, acontece a II edição da Corrida Ecológica da Aleluia, que percorrerá 7 Km no principal cartão postal da cidade, a Serra do Estrondo. Esta terá início às 7h30, com saída do Portal da Serra do Estrondo, na TO – 080 (saída para Palmas), com destino a Capela de Santa Cruz. As inscrições serão realizadas até o dia do evento.

Comentários (0)