Soldados do 22º Batalhão de Infantaria fazem mutirão para doar sangue

Em homenagem ao dia do Soldado, o Hemocentro Coordenador foi contemplado com doação dos recrutas do Exército

: Cerca de 60 soldados do 22º Batalhão de Infantaria doarão até quinta-feira, 20
Descrição: : Cerca de 60 soldados do 22º Batalhão de Infantaria doarão até quinta-feira, 20 Crédito: Divulgação

Com o intuito de que o Estado alcance uma realidade mais próxima possível de doações regulares de sangue, o Hemocentro, em parceria com o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), realizou na segunda-feira, 17, a primeira sessão de coleta programada que será dividida em grupos de 15 doadores por dia. Esta ação ocorrerá de 17 a 20 de agosto. O ato acontece em homenagem ao dia do Soldado.


As coletas programadas ocorrem através de parceria entre o Hemocentro e uma instituição colaboradora e tem sido bastante utilizado pelas unidades de doação de sangue no Estado, por conta do cenário de enfrentamento à Covid-19 , e devido ao fato dos estoques de sangue de todas as tipagens sanguíneas estarem abaixo do nível esperado. Esse método tem sido a forma de manter as unidades abastecidas.


 “Estamos passando por um momento delicado e toda essa situação tem refletido em nossos estoques. Parcerias como esta com o 22º Batalhão de Infantaria tem nos ajudado a manter o atendimento das demandas de sangue que chegam até o hemocentro. Gostaríamos de parabenizar a todos os militares pelo Dia do Soldado, comemorado anualmente no dia 25 de agosto e, sobretudo, agradecer todo o Comando do 22º Batalhão, e principalmente ao Capitão Lima que está sempre conosco, apoiando a causa”, declarou Robéria Fernandes, responsável pela Área de Captação de Doadores, acrescentando que todas as medidas de segurança são aplicadas para preservar a saúde dos doadores em tempos de pandemia.

 

Para agendamento de coleta programada a instituição colaboradora pode entrar em contato com o Hemocentro Coordenador através dos números: 0800 642 8822 e 3218-3232.


Recomendações


De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os fatores que impedem temporariamente a doação são: resfriado, gravidez, parto recente (90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana), amamentação, ingestão de bebidas alcoólicas durante as 12 horas antes da doação, tatuagem feita nos últimos 12 meses, situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, febre amarela recente, vacina para febre amarela e viagens para países com risco de doenças transmissíveis.



Quanto aos impedimentos definitivos para a doação são: Hepatite após os 11 anos de idade, uso de drogas injetáveis, evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV 1 e 2, doença de Chagas e Malária.

Comentários (0)