Três toneladas de peixes impróprios para consumo são apreendidas em Filadélfia

O proprietário da carga foi notificado e multado no valor de R$ 2 mil e os produtos foram destruídos no domingo, 7, no aterro sanitário de Filadélfia

Produtos foram destruídos no domingo
Descrição: Produtos foram destruídos no domingo Crédito: Foto: Divulgação/Adapec

Agentes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Polícia Militar apreenderam no final de semana, durante uma blitz na barreira zoofitossanitária de Filadélfia, na divisa com do Tocantins com o Maranhão, uma carga com três toneladas de pescados vindo do Ceará com destino ao município de Dianópolis. Conforme a Adapec, o pescado estava fora das normas higiênico-sanitárias e não estava destinado para estabelecimento com serviço de inspeção oficial, conforme prevê a legislação. O proprietário da carga foi notificado e multado no valor de R$ 2 mil e os produtos foram destruídos no domingo, 7, no aterro sanitário de Filadélfia.

 

Os fiscais de defesa agropecuária, Jeane França Costa e Givanildo Carlos de Lima, relataram que a motivação para a apreensão e destruição da carga se deu porque os produtos não satisfaziam as condições higiênicas, a quantidade de gelo era insuficiente e não possuía destinação para estabelecimento com registro no serviço de inspeção oficial.

 

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o trabalho de fiscalização nas barreiras zoofitossanitárias é essencial para coibir o trânsito irregular de produtos, e consequentemente, evitar que doenças possam adentrar no Tocantins. “A barreira funciona como uma proteção sanitária contra entrada de possíveis doenças que venham de fora e possam afetar nossos animais, plantações ou mesmo a população que irá consumir um produto sem procedência”, disse.

 

(Com informações da Ascom/Adapec)

Comentários (0)