Agência de Metrologia do TO incinera mais de 14.700 produtos irregulares apreendidos

Durante as ações de fiscalização, os produtos que são identificados com ilícitos metrológicos são apreendidos para posterior destruição

Produtos foram apreendidos durante fiscalizações
Descrição: Produtos foram apreendidos durante fiscalizações Crédito: Divulgação

Mais de 14.700 produtos apreendidos pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), com processos jurídicos e administrativos já tramitados e finalizados, serão incinerados até o próximo dia 11 de setembro, no Aterro Sanitário Municipal.

 

Brinquedos, artigos escolares, equipamentos de proteção individual, copos plásticos descartáveis, isqueiros, materiais elétricos, eletrodomésticos e eletroportáteis fazem parte dos produtos irregulares que foram apreendidos e que não têm condições de serem comercializados por não contarem com a certificação do Inmetro. Uma vez identificados como não aptos ao consumo, os produtos são destinados à destruição.

 

Para a presidente da AEM, Débora Batista Almeida Vasconcelos Miola, a agência tem a atribuição educativa de orientar sobre a necessidade da certificação dos produtos, que são testados e avaliados antes de serem inseridos no mercado. “É importante a conscientização por parte do fabricante e do comerciante da necessidade do selo de identificação de conformidade. Se o produto fere os princípios da segurança, saúde e meio ambiente, ele está impróprio para comercialização e também para a doação. Além disso, muitos dos produtos apreendidos apresentam grande risco à saúde do consumidor”, informa a gestora.

 

Durante as ações de fiscalização, os produtos que são identificados com ilícitos metrológicos são apreendidos para posterior destruição. Se o produto não tem o selo de identificação de conformidade, ele não está apto a ser comercializado e é necessário o descarte, que é realizado após a tramitação legal do processo e a divulgação de Ata de Destruição de Produtos no Diário Oficial do Estado. Vale destacar que toda a execução e licitude do processo de coleta dos produtos apreendidos é acompanhada por uma comissão de servidores da AEM.

 

(Com informações da Ascom/Agência Estadual de Metrologia)

Comentários (0)