Alunos tocantinenses apresentam projetos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Estudantes selecionados estão na Febrace, em São Paulo, onde apresentam projeto de Energia fotovoltaica: uma solução para as escolas públicas de Palmas

Estudantes participam da Febrace em São Paulo
Descrição: Estudantes participam da Febrace em São Paulo Crédito: Divulgação

Estudantes estão representando o Tocantins 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece em São Paulo. O evento teve início na tarde desta terça-feira, 21, e segue até a próxima sexta-feira, 24. A estimativa é que 14 mil pessoas visitem a Feira, que é o maior seguimento do ramo no País e um espaço dedicado as estudantes pesquisadores do Brasil.

 

Os estudantes que estão em São Paulo foram pré-selecionados, em 126 feiras de ciências filiadas à Febrace, no ano de 2016. Nesta edição, são 346 projetos desenvolvidos no Brasil, dentre eles, alguns do Tocantins, como o PROMO5+, dos representantes do Senac-TO e o de Energia fotovoltaica: uma solução para as escolas públicas de Palmas, idealizado por três alunos do Colégio Anne Frank.

 

“Já nos consideramos vitoriosos por estarmos aqui nesta Feira explicando para as pessoas do Brasil, o nosso projeto. Também iremos aprender muito com os outros estudantes”, disse o aluno do Anne Frank, Samuel Ribeiro Guida, 14 anos.

 

Avaliação

Os expositores terão até quinta-feira, 23, para convencer a um grupo grande e criterioso de avaliadores - professores e pesquisadores de várias áreas do conhecimento, que percorrerão os espaços com pranchetas e muitas perguntas. “Queremos ideias novas, simples e criativas”, disse um avaliador que preferiu não se identificar, acrescentando que o nível de um modo geral é considerado alto e com “muitas inovações”.

 

“Esta é a primeira vez que saímos de Palmas e da nossa escola para apresentarmos um projeto tão significativo para todos nós e a nossa escola. O nosso prêmio é este aqui: mostrar que fomos capazes, e a nossa medalha é o espaço aberto para as discussões, a participação em grupo, a troca de ideia”, argumentou sem muita pretensão de prêmios, Guilherme Ferreira de Sousa, 14 anos, do Anne Frank, que também lembrou que os três alunos e mais o professor e uma técnica, são apenas “um pedacinho de um grupo grande de pessoas que estão envolvidas no projeto, como a nossa diretora”.

 

Representando o Senac, Thays Rodrigues Martins também reforçou a importância do conhecimento e oportunidades que a Feira proporciona aos jovens pesquisadores. “A nossa categoria é Ciências da Computação, e desenvolvemos um aplicativo para a população de Palmas, que consiste em identificar as promoções do supermercado.  Só de estarmos tendo a atenção dessa quantidade de pessoas aqui no nosso estande, já somos vitoriosos”, disse ela, sobre o PROMO+5.

 

Premiação

A cerimônia de premiação acontecerá no auditório da USP, das 13h às 19h, desta sexta-feira, 24. Ao todo serão entregues 300 prêmios, incluindo 70 bolsas de iniciação científica Júnior do CNPQ e ainda nove vagas (15 estudantes autores), para representar o Brasil, na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio, em Los Angeles (EUA).

 

Apoio

Além dos avaliadores, os internautas podem ajudar os alunos do Colégio Anne Frank. “É muito importante que tenhamos o apoio de todo mundo”, disse Gabriel Vieira, 14 anos, pedindo para as pessoas curtirem o vídeo do grupo no youtube e também compartilhar.

 

A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo no canal da Febrace no youtube, a partir das 13h, desta sexta-feira. 

Comentários (0)