Apenas 20% dos eleitores de Palmas e Araguaína fizeram o recadastramento

A estimativa de atendimentos diários para o Recadastramento Biométrico em Araguaína é de 400 a 700 e em Palmas é de 1000 atendimentos

Recadastramento é obrigatório
Descrição: Recadastramento é obrigatório Crédito: Web

O prazo para os cidadãos realizarem o recadastramento biométrico do título eleitoral em Araguaína (34ª ZE) encerra-se em dezembro deste ano, porém até agora, apenas 29,44 % da população votante no município compareceu ao Fórum Eleitoral da cidade para participarem do processo que é obrigatório.

Faltam recadastrar 69.702 eleitores, o que equivale a 70,56% dos votantes. Em Palmas, apesar de o prazo para o recadastramento ser mais longo, a estimativa é que se atenda 151.118 eleitores até março de 2014.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), quem não fizer o recadastramento, terá seu título cancelado.

A Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins informou que foram feitos cálculos para estabelecer uma média mensal de recadastramentos para que a campanha seja bem sucedida.

Em Araguaína a média de revisões diárias deve ser de 400 a 700 pessoas. A Juíza da 1ª Zona Eleitoral de Araguaína, Julianne Freire Marques, informou ao Portal T1 Notícias que esta média está sendo alcançada.

Na cidade estão cadastrados 98.790 eleitores, porém apenas 29.088 haviam comparecido ao Cartório Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico até a última quinta-feira, 13, de acordo com a Justiça Eleitoral.

 Campanha nacional

O recadastramento biométrico é uma campanha em nível nacional que inclui um procedimento que todos os cidadãos portadores de título eleitoral devem realizar. Trata-se de um sistema que reconhece as impressões digitais dos eleitores em urnas eletrônicas através do leitor de identificação biométrica e exclui a possibilidade de fraude no procedimento de votação. "este procedimento implicará em ser o cadastro mais completo do cidadão, nem a polícia tem um cadastro deste nível, sem falar na segurança da identificação que o eleitor terá na hora de votar" enfatizou Julianne Freire.

Em Palmas (29ª ZE) a estimativa é que 151.118 eleitores devam comparecer ao Fórum Eleitoral de Palmas até março de 2014. Até agora apenas 30.689 o que equivale a 20,31 % dos títulos foram revisados. O horário de atendimento na Capital é das 12 às 19 horas.

 

Atendimento

O atendimento ao eleitorado em Palmas é realizado das 12 às 19h, no Fórum Eleitoral de Palmas, localizado na quadra 104 sul, Avenida LO-01, nº 10, em frente ao SETURB. Em Araguaína, o eleitor pode se dirigir ao Fórum Eleitoral da cidade, situado na Avenida Neif Murad, quadra 01, lote 02, Setor Noroeste, no horário de 11 às 18h. O cidadão também pode agendar o seu recadastramento através do site do Tribunal Regional Eleitoral no campo reservado aos serviços do eleitor para agendamento de biometria.

Documentação necessária

Para a revisão biométrica, o eleitor deve estar munido do documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço. O Tribunal Regional Eleitoral adverte que não serão aceitos documentos de habilitação e o novo modelo de passaporte.

 

 

Comentários (0)