Após desembargador deferir liminar, bombeiros retomam patente de major

Desembargador Marcos Villas Boas deferiu pedido de liminar restaurando à patente de major alguns bombeiros e suspendeu decreto do governador. No entanto, efeitos financeiros permanecem suspensos.

Decisão foi proferida por Marcos Villas Boas
Descrição: Decisão foi proferida por Marcos Villas Boas Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Em decisão proferida pelo desembargador Marcos Villas Boas, dez bombeiros militares que haviam sido promovidos por critério de merecimento e de antiguidade tiveram restauradas as promoções à patente de major.

 

O mandado de segurança com pedido de liminar anulou ato administrativo 5.189/2015 do governador Marcelo Mirada, publicado no Diário Oficial em fevereiro deste ano, que cancelava as promoções.

 

Segundo o desembargador “o decreto que anulou a promoção dos impetrantes – direito adquirido, aparentemente, de forma legal – não observou o devido processo legal, uma vez que feito sem observância aos princípios do contraditório e da ampla defesa, sem a devida instauração do Processo Administrativo, indispensável para a declaração de nulidade de ato administrativo reputado ilegal pela administração pública, mas que já tenha produzido efeitos concretos perante terceiro, como no caso em questão, em que o ato anulado já encontrava-se em vigor desde 14/12/2014”.

 

Efeitos financeiros permanecem suspensos

O desembargador manteve a suspensão dos efeitos financeiros até o exame de mérito, ou seja, quando for julgado o mérito do mandado.  Portanto, os bombeiros apesar de terem de volta as promoções, ainda não receberão como major.  

 

Segundo Villas Boas, o caso específico destes militares “merece ser tratado com a cautela devida quanto aos efeitos financeiros, pois há possibilidade de ocorrer o periculum in mora inverso, e ocasionar lesão à Administração, notadamente em relação à inobservância da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

 

A decisão foi proferida na última terça-feira, 23. Confira na íntegra a decisão. 

Comentários (0)