Após meses internado, Morre em São Paulo o desembargador José de Moura Filho

TJTO, TRE-TO e Governo do Estado emitem notas de pesar e enaltecem a dedicação e empenho com que Moura Filho desempenhou suas funções; ele foi o primeiro desembargador a ser empossado em Palmas

Crédito: Divulgação

Morreu nesta terça-feira, 3, após meses internado em São Paulo, o desembargador tocantinense José de Moura Filho, 78 anos. A causa da morte não foi divulgada. O falecimento dele foi comunicada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) em nota de pesar. "Com extremo pesar, o Poder Judiciário do Tocantins foi informado do falecimento do desembargador José de Moura Filho", diz ao nota ao enaltercer a trajetória de Moura Filho. O governador Wanderlei Barbosa e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães também emitiram nota de pesar e destacaram o legado deixado por Moura Filho. Veja ao final da matéria as notas. 

 

Natural de Pedro Afonso, o desembargador José de Moura Filho, juiz respeitado no judiciário tocantinense,  ingressou no serviço público em 1966 como Escrivão do Crime, antes de se formar em Direito pela Faculdade Católica de Goiás. Sua carreira na magistratura começou em Goiás, onde foi aprovado em concurso em 1981, iniciando sua trajetória na Comarca de Sanclerlândia. Com a criação do Estado do Tocantins, Moura Filho assumiu a Comarca de Miracema e, em 1990, tornou-se o primeiro desembargador a ser empossado em Palmas. 

 

Ao longo de sua carreira, o desembargador ocupou diversos cargos importantes, incluindo, interinamente, o cargo de governador do Tocantins em 2000; a Presidência e a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO); e também a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

 

Em suas funções, destacou-se por seu compromisso com a justiça e pela condução de importantes comissões no TJTO. Foi também honrado com o Título de Cidadão Palmense, em reconhecimento aos seus serviços prestados ao estado.

 

Aposentado da magistratura desde 2021, José de Moura Filho deixa um legado significativo no Judiciário tocantinense e será lembrado por sua dedicação e integridade. 

 

Moura Filho era casado com Maria Edite de Souza Moura e tinha quatro filhos. 

 

Nota de Pesar - José de Moura Filho

Com extremo pesar, o Poder Judiciário do Tocantins foi informado do falecimento do desembargador José de Moura Filho na manhã desta terça-feira (3/9) em São Paulo, onde estava internado há alguns meses. 

O desembargador José de Moura Filho, juiz respeitado no judiciário tocantinense, natural de Pedro Afonso,  ingressou no serviço público em 1966 como Escrivão do Crime, antes de se formar em Direito pela Faculdade Católica de Goiás. Sua carreira na magistratura começou em Goiás, onde foi aprovado em concurso em 1981, iniciando sua trajetória na Comarca de Sanclerlândia.

Com a criação do Estado do Tocantins, Moura Filho assumiu a Comarca de Miracema e, em 1990, tornou-se o primeiro desembargador a ser empossado em Palmas. 

Ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos importantes, incluindo, interinamente, o cargo de governador do Tocantins em 2000; a Presidência e a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO); e também a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Em suas funções, destacou-se por seu compromisso com a justiça e pela condução de importantes comissões no TJTO. Foi também honrado com o Título de Cidadão Palmense, em reconhecimento aos seus serviços prestados ao estado.

Aposentado da magistratura desde 2021, José de Moura Filho deixa um legado significativo no Judiciário tocantinense e será lembrado por sua dedicação e integridade. 

Ele era casado com Maria Edite de Souza Moura e tinha quatro filhos, aos quais prestamos nossas condolências, rogando a Deus que lhes traga conforto nesse momento de profundo pesar.

 

Nota de Pesar - José de Moura Filho

Com imenso pesar recebemos a notícia do falecimento do desembargador aposentado José de Moura Filho, ocorrido na manhã desta terça-feira, 3, em São Paulo, onde estava internado há alguns meses. Como primeiro desembargador empossado em Palmas, José de Moura desempenhou com dedicação e responsabilidade toda sua trajetória no Tocantins.  

 

Neste momento de profunda tristeza, expresso meus profundos sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus traga conforto e resignação a todos.

 

Wanderlei Barbosa

Governador do Estado do Tocantins

 

 

Nota de pesar – Desembargador Moura Filho

 

Em nome do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, e o corregedor e vice-presidente, desembargador Adolfo Amaro Mendes, lamentam profundamente o falecimento do desembargador José de Moura Filho, ocorrido nesta terça-feira, 3, em São Paulo, aos 78 anos.  Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

 

Nascido em Pedro Afonso em 14 de junho de 1946, José de Moura Filho iniciou sua trajetória jurídica em 1966, como escrivão do crime da Comarca de Pedro Afonso. Em 1989, foi promovido por merecimento a juiz de direito em Miracema do Tocantins e, em 1990, tornou-se desembargador pelo critério de antiguidade. Ao longo de sua carreira, dedicou-se à Justiça Eleitoral, contribuindo significativamente para a consolidação da democracia no Estado do Tocantins.

 

Como presidente do TRE-TO em duas oportunidades, nos períodos de 1993 a 1994 e de 2009 a 2011, o desembargador José de Moura Filho deixou um legado, sempre primando pela transparência e integridade do processo eleitoral.

Neste momento de imensurável perda, a Justiça Eleitoral do Tocantins se solidariza com a família e amigos do desembargador José de Moura Filho, rogando a Deus que conforte a todos e lhes conceda forças para superar esta dolorosa perda.

Comentários (0)