Após reunião, Sesau se compromete a resolver problemas no HGP e fazer concurso

Representantes do médicos e da Secretaria Estadual da Saúde estiveram reunidos nesta quarta-feira para definir melhorias no HGP. Sesau anuncia concurso para este ano...

Sesau confirma teor do acordo com os médicos
Descrição: Sesau confirma teor do acordo com os médicos Crédito: T1 Notícias

Em reunião realizada na sede da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), nesta quarta-feira, 6, gestores e representantes dos médicos do Hospital Geral Público de Palmas (HGP) definiram questões como a atualização dos pagamentos dos plantões extras aos médicos, fornecimento dos medicamentos e materiais que estão em falta, prejudicando o atendimento e o andamento de cirurgias, e ainda a contratação de mais profissionais para a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e para o Pronto Socorro do hospital.

 

O secretário de Saúde, Luiz Antônio da Silva Ferreira, conduziu a reunião que contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM), do Sindicato dos Médicos (Simed), médicos do HGPP e gestores da Sesau.

 

Como formalização do que foi acordado, o secretário e representantes dos médicos assinaram um documento, “Memória Ajuda”, que foi protocolado no HGPP na tarde desta quarta-feira.

 

Pontos definidos

Ficou acordada a atualização dos pagamentos dos plantões extras, sendo que mensalmente serão pagos entre os dias 10 a 15. Já os atrasados serão quitados nos meses de novembro e dezembro deste ano. Outro ponto acertado foi o fornecimento de medicamentos e materiais, dentro dos padrões do SUS, para os atendimentos cirúrgicos e do Pronto Socorro, e também a contratação de 24 médicos para compor o quadro do pronto socorro e da UCI. A contratação da equipe foi autorizada com data retroativa a 1º de agosto.

 

MPE pressionou o secretário da Saúde no início da semana

Após vistoria no HGPP e reunião com a equipe médica e representantes da Sesau, no início da semana, para apurar denúncias de falta de materiais para realização de cirurgias, a promotora de Justiça Ceres Gonzaga de Rezende Caminha, da 19ª Promotoria de Justiça de Palmas, se reuniu na última terça-feira, 5, com o secretário da Saúde, médicos e técnicos da pasta, a fim de discutir a regularização no fornecimento de materiais básicos para os procedimentos cirúrgicos.

 

Na ocasião, o secretário Luiz Antônio se comprometeu a receber a lista dos materiais necessários para regularizar o atendimento no centro cirúrgico e adquirir os produtos de forma emergencial.

 

Sesau confirma teor do acordo

Por meio de nota, a Sesau confirmou que o Governo do Estado autorizou a contratação de 24 médicos para o Hospital Geral de Palmas e 08 médicos para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), que já entrarão na escala do mês de agosto.

Quanto aos profissionais de enfermagem, técnicos e enfermeiros, a Sesau disse que também foram autorizadas novas contratações, faltando apenas definição do dimensionamento de cada Unidade Hospitalar.

 

Com relação ao concurso público da Saúde, a pasta falou que a Diretoria de Recursos Humanos está fazendo uma revisão do quantitativo necessário de funcionários e posterior publicação do edital. O certame deve ser realizado ainda este ano.

 

Confira no arquivo anexo o documento em que constam os pontos acertados.

Comentários (0)