Atendimentos ao Plansaúde estão suspensos há 20 dias, sem previsão de retorno

Nesta terça-feira, 13, a presidente do Sindessto, Maria Lúcia, confirmou que os serviços do Plansaúde continuam suspensos. Empresas aguardam pagamento do Estado para retomar serviços

Atendimento só será retomado após pagamento
Descrição: Atendimento só será retomado após pagamento Crédito: Foto: Divulgação

O atendimento aos usuários do Plansaúde em todo o Estado continua suspenso. O serviço está paralisado desde o último dia 24, porque nem todas as empresas que prestam o atendimento receberam o pagamento da parcela do governo do Estado para executar os serviços. Segundo a presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Tocantins (Sindessto), Maria Lúcia Machado, enquanto o pagamento não for efetuado, os serviços permanecerão suspensos.

 

Em entrevista ao Portal T1 Notícias na manhã desta terça-feira, 13, Maria Lúcia disse que o secretário da Administração, Geferson Barros ficou de dar um posicionamento após conversar com o secretário da Fazenda sobre a emissão das notas fiscais referentes aos serviços prestados. “Só iremos retornar depois que todos receberem, já que o pagamento é feito fracionado. Primeiro recebem os que fazem serviços urgentes e emergências, mas enquanto não pagarem todos, não retornaremos os atendimentos”, garantiu a presidente, ressaltando que a decisão foi definida em assembleia deliberada anteriormente.

 

De acordo com Maria Lúcia, todos os hospitais, clínicas radiológicas e laboratórios em Palmas, Araguaína e Gurupi paralisaram o atendimento ao Plansaúde. O atendimento odontológico também está suspenso. Ainda conforme informações a que o T1 teve acesso, os valores referentes ao Plansaúde continuam sendo descontados mensalmente dos servidores públicos, que são usuários do serviço.  

 

Acordo

Conforme o Sindessto, foi firmado um acordo com o Governo do Estado para que a dívida do Plansaúde com os prestadores de serviço, referente ao ano de 2015 fosse sanada até abril de 2016, e, que a partir deste ano o pagamento seria normalizado.

 

Entenda

Desde o último dia 24 de agosto, os serviços do Plansaúde foram suspensos porque o Estado não teria solicitado notas fiscais referentes aos serviços prestados no mês de maio, o que deveria ter ocorrido até o último dia 20 daqueles. Maria Lúcia, na ocasião, afirmou que o pagamento de cerca de R$ 17 milhões deveria ter sido feito até o dia 25, como não aconteceu, os serviços foram suspensos. Desde o início do ano, os serviços do Plansaúde estão sendo suspensos e retomados no Tocantins.

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