Avanços e desafios da indústria são discutidos na abertura do 1º CIT

O 1º Congresso da Indústria Tocantinense acontece de 2 a 4 de outubro no Espaço Cultural em Palmas...

Abertura do CIT no Espaço Cultural em Palmas
Descrição: Abertura do CIT no Espaço Cultural em Palmas Crédito: Marcelo Horst/Ascom

A evolução do Tocantins nestes 25 anos de criação, estado que saltou de 1.100 quilômetros na época da criação para mais de 7 mil em estradas pavimentadas, foi destacada pelo presidente da FIETO e Sebrae Tocantins, Roberto Pires, na manhã desta quarta, 02, durante o 1º Congresso da Indústria Tocantinense (CIT).

Apesar deste avanço a qualidade das estradas é um entrave ao escoamento da produção. Segundo dado citado pelo presidente, da Confederação Nacional dos Transportes, 47% das estradas brasileiras estão ruins e outros 42% estão regulares. “Sem boas estradas o desenvolvimento não anda. Este é um desafio que teremos que enfrentar”, avaliou o presidente.

A abertura foi realizada no teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural, em Palmas, com a participação da presidente da Confederação Nacional da Agricultura – CNA, senadora Kátia Abreu, e do governador do Estado, Siqueira Campos. Convidados para ministrar os painéis temáticos que deram sequência ao evento, o CIT contou com a presença do ministro dos Transportes, César Borges, do secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, do presidente da Confederação Nacional da Indústria - CNI , Robson Andrade, e do presidente do Sebrae Nacional, o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barreto.

Sobre o processo de industrialização do Estado, Pires  destacou prioridades como a inovação e a tecnologia. “Só com inovação e tecnologia a nossa indústria poderá competir no mundo globalizado”, disse.

Focando o agronegócio, a presidente da CNA defendeu a sustentabilidade na agricultura e investimentos como a hidrovia do Rio Tocantins que, segundo ela, será consolidada este ano gerando emprego, riqueza, renda, inclusão social e cidadania. “Estamos diminuindo o desmatamento, ampliando a área de florestas cultivadas e recuperando áreas degradadas”, observou a senadora que destacou ainda o potencial de irrigação do Tocantins de mais de 4 milhões de hectares.

Relembrando um gargalo do segmento empresarial recorrente na imprensa, a carga tributária do Estado, o governador Siqueira Campos apontou como ainda mais relevante os investimentos em infraestrutura e logística como a chave para o desenvolvimento do Tocantins “Precisamos colocar em funcionamento obras como a duplicação da BR 153, as hidrovias do Rio Tocantins e o funcionamento da Ferrovia Norte Sul, com vagões para escoar a nossa produção agrícola e para passageiros, a infraestrutura é o principal entrave que temos para o desenvolvimento”, disse.
 

CIT

O 1º Congresso da Indústria Tocantinense acontece de 2 a 4 de outubro no Espaço Cultural em Palmas. Os problemas e oportunidades discutidos pelo segmento empresarial nos debates, workshops e seminários do evento serão registrados na Carta da Indústria, documento de articulação e defesa de interesse da classe. A apresentação do documento e entrega ao governador acontece no dia 4, às 11 horas.

O CIT contempla ainda programação cultural com shows regionais na praça de alimentação do evento, desfile show na noite desta quarta, às 21 horas, e vitrines tecnológicas. A realização é da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com apoio da Confederação Nacional da Indústria  (CNI), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), SENAI CETIQT e parceiros.

Comentários (0)