BRK promete retirar mais de 500 toneladas de lixo da rede de esgoto de Palmas

No ano passado, a concessionária realizou limpezas preventivas em mais de 128 mil metros de redes em diversos pontos da capital.

Crédito: Divulgação

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em 47 municípios do estado do Tocantins, afirma que até o final do ano deve retirar aproximadamente 526 toneladas de lixo das redes coletoras de esgoto da Capital. A empresa também alerta para a importância da correta utilização do sistema de esgoto para evitar casos de vazamentos que possam ocorrer durante a temporada de chuvas.

 

Conforme a concessionária,  no período chuvoso o risco de vazamento é maior por conta das ligações irregulares da água de chuva na rede de esgoto, além do lançamento indevido de lixo na rede. Essa água da chuva precisa ser direcionada para as galerias pluviais e para o sistema de drenagem urbana. O engenheiro da concessionária em Palmas, Roberto Borges, explica que a conscientização da população é importante. “Jogar lixo em pias e ralos geram transtornos e problemas para o sistema de coleta de esgoto, o entupimento dessas redes colocam em risco o meio ambiente e a saúde da população”, conta Roberto.

 

Em Palmas, a empresa diz que possui uma rotina de limpeza preventiva das redes de esgoto, onde realiza diariamente a lavagem e desobstrução das redes e das estações elevatórias. No ano passado, a concessionária realizou limpezas preventivas em mais de 128 mil metros de redes em diversos pontos da capital.

 

Essas limpezas resultaram na retirada de mais de 354 toneladas de lixo das redes coletoras de esgoto. A concessionária estima que até o final de 2019, aproximadamente 526 toneladas de lixo devem ser retirados. Fraldas, sacolas plásticas, fio dental, papel higiênico, óleo de cozinha, cabelo e absorventes, são exemplos de lixo que são jogados de forma incorreta na rede, o que também contribui para o entupimento e vazamento de esgoto.

Comentários (0)