Campanha de vacinação contra sarampo no Tocantins será em duas etapas

A primeira etapa ocorrerá de 07 a 25 de outubro, quando será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas

Crédito: Da Web

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, que é realizada pelo Ministério da Saúde (MS), juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde será feita de forma seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações - PNI) para crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens de 20 a 29 anos, a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.

 

Para alinhar a estratégia a ser utilizada no Tocantins, acontece nesta quarta-feira, 02, a reunião da Macroregional da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. O evento será no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins, em Palmas, das 08hs às 12hs e das 14hs às 18hs.

 

A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas, considerando períodos específicos para a mobilização da população para a vacinação. A primeira etapa ocorrerá de 07 a 25 de outubro, quando será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D, de mobilização nacional, será 19.

 

A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de cinco anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

 

Já a segunda etapa ocorre de 18 a 30 de novembro, com a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30. Nesta etapa priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo. 

Comentários (0)