Candidatos, Danilo, Agimiro e Olyntho deixam suas pastas: Frota também sai

Adriana Aguiar assumiu pasta da Educação nesta segunda-feira, 20. Outros três secretários também foram exonerados nesta segunda. Café deve sair nos próximos dias....

Danilo deixa Educação e Adriana assume nesta 2ª
Descrição: Danilo deixa Educação e Adriana assume nesta 2ª Crédito: T1 Notícias

O governador do Estado, Siqueira Campos, nomeou no final da tarde desta segunda-feira, 20, a professora Adriana da Costa Pereira Aguiar, de Gurupi, para Secretaria de Educação (Seduc). Danilo de Melo entregou o cargo, depois de três anos, para investir na carreira política em 2014.

“A indicação da professora Adriana agradou todos nós. Conheci ela quando soube que seis escolas do Brasil estavam concorrendo a um prêmio nacional.  Conversamos e levamos e quando a comissão do Prêmio Gestão chegou,  eles ficarão maravilhados. É destaque nacional e tenho certeza que a Adriana fará um trabalho com muita honradez e competência”, elogiou o ex-secretário Danilo de Melo.

O governador do Estado afirmou durante o ato de nomeação que a Secretaria vai exigir muito da nova secretária, mas que ela já aprendeu a enfrentar desafios. “Já foi diretora de escola e diretora regional e superou todas as expectativas e merece ocupar uma posição maior”, declarou Siqueira Campos.

A exoneração de Danilo de Melo, a pedido, para o governador Siqueira Campos, conforme declaração, não significa uma despedida, mas que aqueles que pretendem se dedicarem a carreira política atendam suas necessidades sem fazer uso da máquina pública para benefício próprio. “Tá na hora desse pessoal fazer seus contatos. Ninguém usou a máquina em benefício próprio, para se eleger. Faço voto a todos vocês. Que se destaquem, promovam o que houver de melhor e sejam felizes”, desejou o governador.

Avaliação

O ex-secretário avaliou sua gestão como propositiva, que fez avançar muitos programas importantes e que abre espaço para novas ações no âmbito da educação. O grande legado é o da qualificação da escola pública. “A gestão avançou na relação com a categoria de trabalhadores da Educação. Hoje nós somos o segundo melhor salário do Brasil e a melhor carga horária para planejar e estudar”, declarou.

Política

O secretário declarou que é um pré-candidato, mas que ainda não é possível dizer a que cargo pretende concorrer nas eleições de 2014. “Nós representamos ideias e o PSB é um partido que fará grandes debates com todas as pessoas que se interessam pela vida pública e todos que participam disso são pré-candidatos, mas definir para que cargo, isso vai fazer parte de um debate muito amplo”, afirmou.

Danilo de Melo acredita que deixou a Secretaria na hora correta e destacou que “foram três anos na Educação sem nenhuma política, nunca colocamos o desejo de utilizar das estruturas para promoção pessoal”, disse ao lembrar que o próprio governador analisou a conjuntura política e também concordou como sendo este o melhor momento para que o secretário deixasse a pasta.

Mais exonerações

Outros três secretários deixaram suas funções nesta segunda: Agemiro Dias da Costa, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Olyntho Neto, da Secretaria de Juventude e dos Esportes (Sejuv) e Raimundo Nonato Frota Filho, da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

O governador ainda não nomeou para responder interinamente por essas pastas o secretário executivo da Setas, Gilberto Fernandes;  na Sejuv,  Rolf Costa Vidal e no lugar de Frota, o presidente da Companhia Imobiliária do Estado - TerraPalmas, Gláucio Barbosa Silva.

A exoneração do secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, já anunciada, deve acontecer nos próximos dias após realização de evento da Caravana da Soja que acontece no Tocantins.

Nova secretária

Em entrevista ao T1 Notícias, a nova secretária de Educação afirmou que assumir a Seduc “não é um desafio porque a secretaria está muito bem estruturada. O professor Danilo deixou muito bem e esse momento é de tomar fé da situação. O foco é garantir que o ano letivo comece da melhor forma possível, com todos os professores em sala de aula”.

Adriana Aguiar afirmou que sua prioridade é com a gestão da Educação. “Nós precisamos fortalecer a gestão da sala de aula para que possamos garantir a continuidade da elevação dos nossos índices, da qualidade do ensino. Eu quero fazer um projeto onde o chão da sala de aula seja o termômetro: professores com prazer de ensinar e o aluno com vontade de aprender”, afirmou Adriana Aguiar.

Sobre cultura, que também é de responsabilidade da Seduc, Adriana Aguiar declarou que ainda vai se reunir com Danilo de Melo para tomar conhecimento dos projetos da pasta.

Adriana da Costa Pereira Aguiar tem 37 anos e é tocantinense de Gurupi, concursada do quadro de servidores da Educação, especialista em Gestão Educacional pela Educon; Orientação Educacional e Planejamento Educacional pela Faculdade Salgado Oliveira. Adriana Aguiar foi premiada internacionalmente no International Leadership Awardem 2010; Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada, em 2011 e o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, também em 2011.

Comentários (0)