O show Dorivã – O Passarim do Jalapão será realizado às 17h no horário da China – 5h da manhã no Brasil – desta segunda-feira, dia 4 de maio, no Palco Square do JZ Spring Festival, em Xangai. O cantor e compositor tocantinense é uma das atrações musicais brasileiras do Ano Cultural Brasil-China 2026, que acontece desde o último dia 28 de abril e termina no dia 4 de maio na cidade de Beijing, na China. Mais informações pelo e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo telefone (63) 9 9257-3579.
O artista integra a comitiva do Governo do Tocantins e da Secretaria de Estado da Cultura e realizará seu show acompanhado de sua banda, com um repertório composto por canções 14 canções autorais como “Romeiro do Bonfim”, “Passarim do Jalapão” e “Taquarulua”, e “Dodói”, de Juraildes da Cruz, numa homenagem ao também cantor e compositor tocantinense. A banda é formada pelos músicos: Fred Garibaldi – guitarra e violões; José Alberto – teclados e sanfona; Pedro Henrique – bateria; Renan Rodrigues – contrabaixo; e Diógenes Cabeça – percussão. A produção executiva local é de Kethely Salgado.
Para Dorivã, participar de um evento dessa importância é muito significativo para a sua carreira. “Será um show lindo, onde cantaremos nossa tocantinidade com muita alegria e emoção. Agradeço mais uma vez ao Ministério da Cultura, ao Governo do Tocantins e a Secretaria de Estado da Cultura”, ressaltou o artista.
Dorivã
Dorivã Borges, natural de Cristalândia (TO), residiu por muitos anos em Gurupi, Goiânia (GO) e Palmas. Cantor, compositor, professor e educador social, iniciou sua carreira há mais de 40 anos, tendo participado de várias coletâneas, festivais, seminários, projetos e eventos musicais no Tocantins e em outros Estados. Representou a música tocantinense na Europa (França), no projeto Ano do Brasil na França (2005). Como compositor, firmou parcerias importantes com grandes nomes da poesia tocantinense, tais como José Gomes Sobrinho, Ronaldo Teixeira, Osmar Casagrande, Tião Pinheiro, entre outros. Tem gravados três CDs de sua autoria: “Passarim do Jalapão”, produzido por Carlos Fuchs (RJ); “Taquarulua”, produzido por Luiz Chaffin (GO); “Folia Dourada”, produzido por Jessé Fonseca (TO); e “Passarim num Pé de Serra”, produzido por Manasses (CE); além de um DVD “Passarim do Jalapão”. Por meio de projetos aprovados pela Caixa Caultural, apresentou o show “Passarim do Jalapão” em Salvador (BA) e em São Paulo (SP) entre 2016 e 2017, e o show “Passarins Amazônicos – Dorivã e Nilson Chaves”, no Rio de Janeiro (2019). Integrou o Cantares Amazônicos, com Nilson Chaves (PA); Alberan Moraes (AC); Bado (RO); Célio Cruz (AM); Eliakin Rufino (RR); Zé Miguel (AP); e Patrícia Bastos (AP) em 2025 na Sala Cecília Meireles, na Lapa, no Rio de Janeiro (RJ) e no Cinema Imperial, em Paracambi (RJ).Realizou, com Graziela Cortez, pelo Instituto Utambor, o CD e o livro “Palavras de Curumim, uma viagem pelo Tocantins em textos, canções e ilustrações”, por meio do edital do Promic de Palmas-TO, em 2021; Integrou o grupo AmazoniCanTOria, com Braguinha Barroso, Genésio Tocantins, Juraíldes da Cruz e Lucimar. Atualmente, integra o show Tocantins em Conserto, com a Orquestra Viva Música e os cantores Braguinha Barroso, Juraildes da Cruz e Lucimar; realiza o show Noite Tocantinense, sempre acompanhado de mais dois artistas da música popular tocantinense, além de apresentação musical solo. Recebeu no início desse ano, o Prêmio Funarte de Memória das Artes – Mestres e Mestras das Artes 2025, na categoria Música.
Serviço
O quê: Dorivã será uma das atrações musicais do Ano Cultural Brasil-China 2026
Como: participação com show musical “Dorivã – Passarim do Jalapão” acompanhado de banda
Quando: dia 4 de maio de 2026 (segunda-feira)
Horário: às 17h (horário da China – cerca de 5h da manhã no Brasil)
Onde: Palco Square do JZ Spring Festival, em Xangai (China)
Informações: (63) 9 9257-3579 – pretextooficina@gmail.com
Comentários (0)