Carreta Móvel de Mamografia será entregue nesta terça

Segundo a Sesau a expectativa é que 40 mil mulheres sejam atendidas com a carreta que deve passar por diversas regiões do Tocantins...

Carreta móvel
Descrição: Carreta móvel Crédito: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde – Sesau entrega para a população do Tocantins a carreta móvel de exames preventivos voltado para as mulheres. A carreta “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” levará para diversas regiões do Tocantins a assistência à saúde da mulher com a oferta de mamografia, ultrassonografica e exame preventivo do colo do útero, beneficiando cerca de 40 mil mulheres em todo o Estado. O lançamento da carreta móvel será nesta terça-feira, 21, no estacionamento do Hospital Geral Público de Palmas – HGPP, em frente ao Hemocentro, a partir das 14h.

 

O Programa“Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” tem como objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames preventivos ao câncer para as mulheres, principalmente na faixa etária de 45 a 69 anos, bem como desenvolver ações coordenadas que visem à garantia do fornecimento regular do exame às mulheres para o rastreamento do câncer. A capacidade é de realizar por dia 50 mamografias, 50 ultrassonografia e 50 coletas de exames preventivos de câncer do útero. A carreta é um complemento aos serviços de prevenção que o Governo do Tocantins já oferece às mulheres.
 

Ao todo serão 3 carretas que contarão com todos os equipamentos necessários para a realização dos exames preventivos, além de equipes especializadas com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.  O resultado dos exames ficam prontosdentro de 3 a 4 dias e a intenção é que durante a permanência da carreta móvel, que é em média 20 dias em cada lugar, a mulher já tenha, além dos exames, o encaminhamento para o tratamento. O investimento mensal é de R$ 900 mil.
Como o programa irá funcionar

 

Em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, as mulheres serão informadas e sensibilizadas quanto à necessidade e critérios do rastreio para o controle e detecção precoce do câncer de mama. Serão identificadas e convocadas para a Mamografia de Rastreamento as mulheres elegíveis para o Programa conforme preconizado pelo Consenso de Mama INCA/2004; sendo que para as Mamografias de Diagnóstico devem ser encaminhadas através de formulário próprio solicitado pelo médico da UBS de abrangência. Durante o atendimento, as mulheres também passarão por exames preventivos de colo do útero e ultrassonografias. A carreta também atenderá as demandas espontâneas, mas para a realização dos exames seguirá os critérios preconizados pelo Sistema Único de Saúde.


As mulheres que necessitarem de intervenção e investigação diagnóstica devida alterações constatadas nos exames serão encaminhadas aos serviços de consulta médica especializada. Os municípios de origem da paciente ficarão responsáveis por agendar as consultas nos centros especializados de referência da região de saúde da paciente.


As unidades de mamografia móveis percorrerão os municípios prioritariamente com menores percentuais de realização de mamografia e que estão mais distantes dos centros de referência em mamografia (unidades fixas).Serão disponibilizadas três unidades móveis de mamografia (carretas), distribuídas em três regiões:Região Norte: Abrangerá as regiões de saúde do Bico do Papagaio, Médio Norte Araguaia e Cerrado Tocantins Araguaia;  Região Leste: Abrangendo as regiões de saúde do Capim Dourado, Amor Perfeito e Sudeste;  Região Oeste: Abrange as regiões de saúde Ilha do Bananal e Cantão.


Dados


De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN/ TO, em 2012 foram registrados 171 mulheres que descobriram estar com câncer de colo do útero e 52 novos casos de câncer de mama.

Comentários (0)