Carretas da Saúde já ultrapassaram 10.500 atendimentos, diz governo

Veículos são preparados para realizar mamografias, ultrassonografias da mama e exames preventivos. Mais de 10.500 atendimentos foram realizados em 13 municípios.

Atendimentos Carretas da Saúde
Descrição: Atendimentos Carretas da Saúde Crédito: Eson Caldas

Desde maio as carretas do Programa Saúde Cidadã, Saúde da Mulher têm levado exames preventivos às tocantinenses. Dois veículos, preparados para realizar mamografias, ultrassonografias da mama e exames preventivos, transportam profissionais que já fizeram mais de 10.500 atendimentos em 13 municípios. Uma terceira carreta dará início ao atendimento da população nesta segunda-feira, 7.

O Programa “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” tem por objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, com prioridade entre as faixas etárias de 45 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero. Cada unidade realiza 150 procedimentos por dia, cada uma. Os resultados dos exames ficam prontos dentro de três a quatro dias.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, através dos exames preventivos, a possibilidade de cura do câncer pode chegar a 90%. “Por isso a atuação dessas carretas é muito importante. E este é o nosso objetivo, levar exames para a população”, completou.

Para a gestora de saúde de São Bento do Tocantins, os atendimentos realizados pelas carretas de Saúde da Mulher auxiliam uma parcela importante da população. “Algumas mulheres acima de 50 anos nunca haviam feito preventivos e com a unidade foi possível realizar todos procedimentos  de rastreamento e detecção precoce do câncer” , disse Maria dos Santos Macedo.

Carretas e números

A primeira carreta foi entregue em maio e está atendendo a região central do Tocantins, área onde já foram realizados mais oito mil exames. Nesta carreta, conforme números da Sesau, foram realizadas 2.529 mamografias, 3.440 ultrassonografias e 3.062 preventivos. Nesta etapa do programa, a carreta realiza atendimentos em Porto Nacional até o próximo dia 11. Ao todo, este veículo percorreu 12 cidades.

A segunda carreta que está em São Bento foi entregue em agosto para atender a população do extremo norte. O próximo município beneficiado da região será Esperantina. Através desta, foram feitas 710 mamografias, 317 ultrassonografias e 492 preventivos.

A terceira carreta será entregue nesta segunda-feira, em Gurupi. O evento para o lançamento do Programa Saúde da Mulher, Saúde Cidadã na região sul está programado para as 8h na praça Santo Antônio, no centro da cidade.

 

 

Comentários (0)