Carta da Indústria propõe Plano de Desenvolvimento Industrial do Tocantins

Carta apresenta 4 macro eixos, dezessete fatores-chave e trinta e quatro ações estratégicas...

Pires entrega Carta da Indústria
Descrição: Pires entrega Carta da Indústria Crédito: Divulgação

Quatro macro eixos, dezessete fatores-chave e trinta e quatro ações estratégicas foram elencadas na Carta da Indústria, documento produzido após as discussões oportunizadas por meio de painéis temáticos, workshops, seminários e debates realizados durante os dias 2, 3 e 4 de outubro no 1º Congresso da Indústria Tocantinense - CIT. O documento foi entregue pelo presidente das instituições realizadoras do CIT, FIETO e Sebrae Tocantins, Roberto Pires, ao vice-governador do Estado, João Oliveira, no final da tarde desta sexta no Espaço Cultural em Palmas. 

Adequar a Ação do Estado, Reduzir o Custo Brasil, Promover a Educação e Promover a Inovação e a Tecnologia são os quatro macro eixos que englobam as ações estratégicas definidas. O presidente Roberto Pires destacou na ocasião que a carta é um documento propositivo e norteador neste momento em que o Tocantins comemora seus 25 anos.

 
“Foram três dias de ricos debates, troca de conhecimentos e experiência e demonstração de processos inovadores por meios das vitrines tecnológicas, em uma clara demonstração da nossa proposta de trabalho em prol do desenvolvimento da indústria tocantinense. Nosso objetivo é compartilhar com o poder público, gestores institucionais, empresários e sociedade demandas e aspirações em prol do desenvolvimento industrial do Estado”, finalizou. 

As ações foram estão agrupadas dentro dos seguintes fatores-chave: Desenvolvimento Industrial, Desenvolvimento Social, Eficiência do Estado, Desenvolvimento de Mercados, Aperfeiçoar o Marco Regulatório para as Pequenas Indústrias, Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura, Financiamento, Tributação, Relações de Trabalho, Educação Básica, Educação Profissional, Educação Superior e Tecnológica, Educação Empreendedora, Incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação, Interação Universidade/Empresa e Gestão Empresarial.

O vice-governador, João Oliveira, disse que o Estado está preparado para dar suporte às proposições do documento. “Vamos preparar nosso orçamento e trabalhar para firmar parcerias com mais robustez. A indústria avança, mas queremos das respostas por meio de incentivos e levar o debate para a Assembleia Legislativa”, observou. 

Dentre as ações, está a elaboração do Plano de Desenvolvimento Industrial do Tocantins, proposta essa firmada pelo presidente da FIETO em seminário de Logística no CIT na tarde ontem. Outro anseio do segmento industrial registrado no documento são ações para reduzir a carga tributária, estimular e promover o ensino profissional e ampliar a oferta de cursos de graduação nas áreas de engenharia. 

O 1º Congresso da Indústria Tocantinense (CIT) é um fórum estadual tendo como foco a industrialização como fator de crescimento e desenvolvimento para o setor empresarial do Estado. A realização é da FIETO e do Sebrae com apoio da Confederação Nacional da Indústria , Confederação Nacional da Agricultura e parceiros.

 

Comentários (0)