Casos suspeitos do novo coronavírus passam dos 80 no Tocantins; Palmas tem 51

Há suspeitos em Araguaína, Gurupi, Pedro Afonso, Bandeirantes do Tocantins, Nova Olinda, Miracema, Xambioá, Arapoema, Paraíso entre outras cidades.

Crédito: Reprodução

No Boletim apresentado na noite deste sábado, 21, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no momento há 79 casos suspeitos, 2 confirmados e 17 descartados do novo coronavírus no Tocantins. Segundo o órgão,  foram notificados no município de Palmas 48 casos. 

 

Contudo, a edição do Boletim Epidemiológico do coronavírus (Covid-19) da Secretaria de Saúde da Capital (Semus),  também deste sábado, 21, apresentou 51 novos casos monitorados na cidade, sendo que dois tiveram a confirmação positiva para o coronavírus e 15 descartados.

 

Com essas informações, das duas pastas, tudo indica que os casos suspeitos no Tocantins já passam dos 80.

 

Os outros casos suspeitos estão em:  Araguaína (09 casos), Gurupi (07 casos), Pedro Afonso (03 casos), Bandeirantes do Tocantins (02 casos), Nova Olinda (01 caso), Miracema do Tocantins (01 caso), Xambioá (01 caso), Arapoema (01 caso), Paraíso do Tocantins (01 caso), Augustinópolis (01 caso), Cariri do Tocantins (01 caso), Porto Nacional (01 caso), Silvanópolis (01 caso), além de 01 caso de uma paciente que reside em outro estado.

 

A SES ressaltou que os resultados laboratoriais das primeiras amostras enviadas ao laboratório de referência nacional Instituto Adolfo Lutz - IAL, ainda não foram liberados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).


 

Boletins 


 

A Secretaria de Estado mencionou que os boletins diários abordam apenas os dados de acompanhamento do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e do Centro de Operações de Emergência do Tocantins (COE/TO) para a COVID-19. No caso da Prefeitura de Palmas, os dados são obtidos pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas COVID-19).


 

Segundo caso positivo

 

O segundo caso de contaminação pelo coronavírus em Palmas teve sua confirmação nesta sexta-feira, 20, por volta das 22 horas, por um laboratório da rede privada de saúde. De acordo com os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Palmas (CIEVS), o caso já havia sido notificado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a paciente estava em observação domiciliar. 

 

A paciente tem 47 anos, é hipertensa, teve contato com o primeiro caso confirmado e se apresentou com febre, tosse e desconforto respiratório em hospital particular da Capital, onde ficou internada até esta sexta, 20, quando recebeu alta e foi encaminhada para isolamento domiciliar.

 

Todas as pessoas que tiveram contato mais próximo com essa pessoa estão sendo monitorados e os dados repassados ao Ministério da Saúde que, posteriormente, informa à instância estadual, como é o protocolo.

 

Comentários (0)