Com meta de atender 40 mil estudantes em 2016, PM aponta avanços do Proerd no TO

Com mais de 300 mil estudantes atendidos ao longo de 14 anos, PM comemora benefícios sociais alcançados pelo Proerd e apresenta meta de capacitar cerca de 40 mil crianças e adolescentes em 2016

Formatura de alunos atendidos pelo Proerd
Descrição: Formatura de alunos atendidos pelo Proerd Crédito: Foto: Ascom/PM

No momento em que o Estado enfrenta uma onda de violência, que tem entre os motivos apontados pela sociedade, a falta de efetivo para combater os crimes, a Polícia Militar celebra e aponta a contemplação de crianças e adolescentes com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que somente em 2015 capacitou e treinou cerca de 37 mil estudantes da rede pública de todo Estado.

 

De acordo com o capitão Fernando Oliveira, as ações do Proerd são desenvolvidas em parceria com escolas e famílias e abrange um público com idades entre 6 e 12 anos. “Em 14 de existência no Estado nós já conseguimos alcançar um público de 313 mil estudantes, que receberam capacitação para enfrentar dificuldades sociais e familiares, evitando se envolver com drogas”, explicou.

 

Capitão Oliveira disse ainda que para um policial militar se tornar professor do Proerd este deverá participar de um processo que envolve seleção, 80 horas de capacitação e estágio de até 10 horas. “Além da equipe se preparar para entrar nas salas de aula e ministrar os 10 encontros que cada turma recebe, a escola é selecionada pela Secretaria da Educação do Estado, que nos encaminha a demanda e a Polícia Militar vai até a comunidade para apurar a real necessidade de encaminhar a equipe. Tudo funciona integrado e com muita organização”, pontuou.

 

Durante os encontros, os alunos atendidos passam por um processo de trabalho em cima das habilidades sociais de cada um. O capitão explicou que eles aprendem a resolver seus problemas pessoais e coletivos de forma responsável, tomando decisões saudáveis, ficando longe das drogas.

 

“Em cada semestre alcançamos cerca de 220 escolas, isso tem gerado uma formação de cerca de 35 mil estudantes, mas em 2016 nossa meta é alcançar 40 mil crianças e adolescentes, mantendo a qualidade das aulas e capacitando nossos alunos para serem adultos livres das drogas e da criminalidade”, finalizou o capitão Fernando Oliveira.

Comentários (0)