Com oito confirmações neste sábado, Tocantins agora contabiliza 58 casos de Covid-19

Dos oito casos confirmados, seis são de Araguaína, um de Palmas e o primeiro caso na cidade de Couto Magalhães.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa neste sábado, 25, que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) realizou 26 exames para Covid-19, com 10 amostras positivas para as cidades de Araguaína, Palmas e Couto Magalhães, além de dois casos que serão notificados à Goiás e Rio Grande do Sul.

 

Araguaína confirmou 6 casos positivos, destes, quatro são do sexo masculino, com idades de 10, 24, 29 e 51 anos, dois casos são do sexo feminino, com idades de 21 e 47 anos. Couto Magalhães apresentou um caso em paciente do sexo masculino, de 39 anos. Palmas tem um novo caso, do sexo feminino, de 31 anos.

 

Desta forma, o Tocantins agora contabiliza 58 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (31), Araguaína (20), Cariri do Tocantins (01), Couto Magalhães (01), Gurupi (01), Dianópolis (01), Paraíso do Tocantins (01), Sítio Novo (01) e Tocantinópolis (01).

 

Atualmente, o Tocantins apresenta 02 óbitos, 16 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento, 36 pacientes ainda em isolamento domiciliar e 04 pacientes estão internados (03 rede pública e 01 rede privada). O paciente confirmado neste sábado, do Rio Grande do Sul, está internado no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

 

Os dados consolidados pela Secretaria Estadual de Saúde referem-se aos exames realizados no dia pelo Lacen, junto às notificações recebidas dos municípios até as 17h, os casos notificados após este horário entrarão no boletim do dia seguinte.

 

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os úmeros de Covid-19 no Tocantins. 

 

Palmas 

 

Os números da pandemia avançam em Palmas com a confirmação de mais um diagnóstico positivo de Covid-19, contabilizando 31 casos.  Segundo o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19) já somam também 485 casos descartados e 1.367 notificações de síndromes gripais. O COE atualiza e divulga as informações sobre a pandemia diariamente no Boletim Epidemiológico de Palmas. 

 

O caso confirmado neste sábado é referente a uma pessoa do sexo feminino, com idade entre  30 e 39 anos. A mulher apresentou sintomas clássicos da Covid-19, demonstra bom estado de saúde e está em isolamento residencial. A contaminação se deu por contato com outro caso positivo residente em Palmas.

 

Dos 31 casos confirmados, 17 encontram-se em isolamento domiciliar e dez receberam alta e são considerados recuperados. Três pessoas estão internadas em Palmas, duas delas em unidade hospitalar pública e a outra em um hospital particular, os quais apresentam quadro estável de saúde, segundo os boletins médicos divulgados neste sábado, dia 25. A Capital registrou um óbito por Covid-19 até o momento.

 

A respeito das formas de contaminação, dos 31 casos positivos, cinco foram infectados no exterior, nove contraíram o vírus em outros estados brasileiros e outros 12 por contato com casos confirmados de Palmas. Dois casos estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica de Palmas. Os três casos restantes foram infectados por transmissão comunitária, ou seja, não se sabe a origem da contaminação, podendo ter ocorrido em qualquer ponto da cidade. 

 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, está comprovado que Palmas possui casos de transmissão comunitária (sustentada da Covid-19). Isso requer atenção redobrada às medidas de restrição de deslocamento, distanciamento social e higiene pessoal. O perfil de transmissão da doença mudou na Capital, não se limitando aos viajantes. Portanto, a transmissão pode ocorrer em qualquer local da cidade, como espaços públicos, comércio ou ambientes fechados.

 

Veja o Boletim completo. O cenário da pandemia pode ser conferido em tempo real no Painel Epidemiológico Covid-19 neste link. 

Comentários (0)