Concursada consegue nomeação após justiça determinar prisão de secretário

A Secretaria da Administração do Estado nomeou, no último dia do prazo, uma concursada que ganhou na justiça direito de tomar posse. Em caso de descumprimento, gestor seria preso

Nomeação de Romênia no Diário Oficial desta 2ª
Descrição: Nomeação de Romênia no Diário Oficial desta 2ª Crédito: Reprodução T1

Após decisão judicial do juiz Gerson Fernandes de Azevedo, da 1ª Vara da Fazenda e Registro Públicos de Palmas, que determinou que caso o governo do Estado não nomeasse a candidata aprovada no cadastro de reserva do Concurso do Quadro Geral do Estado n.º 001/2012, haveria a prisão do secretário de Administração do Estado, Geferson Barros, a nomeação de Romênia de Araújo Ribeiro Carrilho, foi publicada na edição do Diário Oficial de segunda-feira, 26, prazo final dado pela justiça.

 

De acordo com informações apresentadas pela Secad, anexada aos autos do processo, conforme informou a Defensoria Pública do Tocantins, que moveu a ação, “foram nomeados 55 candidatos ao cargo, dos quais 11 solicitaram exoneração, 21 não tomaram posse por perda do prazo legal e um candidato não entrou em exercício no prazo legal, tendo sua posse tornada sem efeito. Deste modo, verifica-se a existência de 33 cargos vagos, já que foram ofertadas 43 vagas imediatas e 12 para o cadastro reserva”.

 

A ação aponta que Romênia Araújo figurou na 79ª posição do quadro de Fiscal de Trânsito, no edital nº20/2014 de resultado e classificação dos candidatos, ou seja, hoje é a 24ª na lista de 33 cargos vagos.

 

Para o autor da ação, defensor público Arthur Pádua, não restam dúvidas quanto à liquidez e certeza do direito à nomeação e posse da candidata diante da inequívoca necessidade do serviço público demonstrada.

Comentários (0)